O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu julgar hoje (14), em sessão extraordinária, uma série de ações que contestam tanto a aprovação do pedido de impeachment pela comissão especial, como também a votação pelo Plenário da Câmara no domingo.
Nesta manhã, o Advogado Geral da União, José Eduardo Cardoso, impetrou um mandado de segurança para requerer a suspensão da votação no domingo, por conta de supostas violações à ampla defesa na deliberação da comissão especial do impeachment. O relator da ação é o min. Edson Fachin, o qual até o momento da publicação desta matéria não anunciou se ia encaminhar ou não a ação ao plenário do Supremo.
Além disso, a corte irá julgar ações propostas por deputados ligados à base do governo, que contestam a votação do impeachment pelo plenário da Câmara no próximo domingo. As ações são uma resposta às medidas anunciadas ontem pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), no sentido de iniciar a votação pelos deputados da Região Sul do país. Outros argumentos são lançados nas ações dos parlamentares e a expectativa é que o Supremo julgue-as de forma colegiada e assente a questão para o domingo.
O início da sessão está previsto para às 17h30 e terá cobertura em tempo real no Justificando, com análises de especialistas.
Confira minuto a minuto a votação pelo Twitter
—
Fonte: Justificando.