Antonio Nóbrega dedica seu novo espetáculo à poesia rimada
Em RIMA, o artista leva ao palco novas e autorais composições e relembra versos, canções e poemas de outros autores em seis apresentações no Itaú Cultural
Imagens: Silvia Machado
As formas poéticas rimadas brasileiras são as grandes fontes de referência de RIMA, o novo trabalho de Antonio Nóbrega que estreia no Instituto Itaú Cultural no dia 03 de maio. Em seis shows, Nóbrega apresenta composições inéditas e autorais – compostas em parcerias com os amigos letristas e poetas Bráulio Tavares e Wilson Freire – e relembra canções e poemas ligados ao imaginário poético popular brasileiro. Reunindo suas sextilhas, quadras, quadrões, galopes à beira mar, martelos agalopados, mourões e romances, o artista traz um repertório construído e guardado ao longo desses últimos anos em que se dedicava, prioritariamente, à construção de espetáculos ligados à dança.
Nóbrega afirma que uma de suas intenções com o RIMA é difundir a versátil gama de modelos de estrofes e rimas criados pelos poetas populares, especialmente o da região sertaneja do nordeste brasileiro. “Desde que tomei conhecimento da poesia popular brasileira, logo percebi que ela configurava um edifício simbólico de muitos andares”. Esse conhecimento se deu tanto por meio da sua convivência com cantadores, emboladores e folheteiros quanto pela leitura das obras dos grandes escritores e documentadores da poesia popular como Leonardo Mota, Câmara Cascudo, Mário de Andrade, entre outros. Foi reunindo, portanto, prática e estudo, conjugando-os ao seu talento de músico e compositor, que pode construir um misto de show, espetáculo, aula, sarau, recital… onde a grande estrela é a palavra a rimada. A palavra rimada que trata de questões e assuntos ligados tanto ao nosso universo individual quanto coletivo.
As apresentações estão marcadas para os dias 03, 04, 05/05 e 10,11 e 12/05 (sextas e sábados, às 20h, domingos às 19h). Nóbrega estará acompanhado dos músicos Edmilson Capelupi (cordas dedilhadas), Edson Alves, (cordas dedilhadas) Cléber Almeida (percussão e bateria), Léo Rodrigues (percussão e bateria), Olivinho (acordeom) e Zezinho Pitoco (clarinete, sax alto e zabumba). A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos a partir de uma hora antes do espetáculo.
SOBRE ANTONIO NÓBREGA
Nascido em Recife, começou a estudar violino aos oito anos. Em 1971 Ariano Suassuna convidou-o para integrar o Quinteto Armorial. A partir daí, passou a estudar o universo da cultura popular e a criar espetáculos de teatro, dança e música nela referenciados. Entre eles: Brincante, Segundas Histórias, O Marco do Meio Dia, Figural, Na Pancada do Ganzá, Madeira Que Cupim Não Rói, Pernambuco Falando para o Mundo, Lunário Perpétuo, Nove de Frevereiro, Naturalmente, Húmus, entre outros. Recebeu diversos prêmios, entre eles o Shell de Teatro, o Tim de Música, APCA, Mambembe, Conrado Wessel, Governador do Estado de São Paulo.
Com seus espetáculos, o artista tem viajado pelo Brasil e outros países. Recebeu duas vezes a Comenda do Mérito Cultural. Tem 12 CDs gravados e três DVDs. Em novembro de 1992, fundou com Rosane Almeida – atriz, bailarina e sua esposa – o Instituto Brincante, em São Paulo. Em 2014, o cineasta Walter Carvalho realizou o longa-metragem Brincante, dedicado à sua trajetória artística.
SERVIÇO
Antonio Nóbrega apresenta o show RIMA
03, 04, 09 e 10/05 – 20h
05 e 11/05 – 19h
Entrada Gratuita: retirada de ingressos 1h antes da apresentação
Itaú Cultural – Av Paulista, 149
Duração: 80 minutos
Classificação indicativa: livre
Acessibilidade
Temos duas bilheterias, uma delas é dedicada às pessoas que têm direito a atendimento preferencial e imediato, de acordo com a lei nº 13.146/15:
Pessoas com deficiência (física, auditiva, visual ou intelectual)
Pessoas com mobilidade reduzida
Pessoas com idade a partir de 60 anos
Obesos, grávidas, lactantes e pessoas com criança de colo
Público preferencial: uma hora antes do início das atividades
Público não preferencial: uma hora antes do início das atividades, um ingresso por pessoa
O público preferencial pode trazer um acompanhante. Os dois ingressos devem ser retirados no mesmo momento na bilheteria preferencial.
FICHA TÉCNICA
Criação e atuação (voz, violino, violão e bandolim)
ANTONIO NÓBREGA
Direção musical, arranjos e cordas dedilhadas
EDMILSON CAPELUPI
Arranjos e cordas dedilhadas
EDSON ALVES
Bateria e percussão
CLEBER ALMEIDA/LEO RODRIGUES
Acordeom
OLIVINHO
Clarinete, sax alto e zabumba
ZEZINHO PITOCO
Iluminação e Cenário
MARISA BENTIVEGNA
Criação e projeção do vídeo-cenário
GRISSEL PIGUILLEM
Figurino
CHRIS AIZNER
Som
GUSTAVO VALE E TUCA PRADELLA
Roadie
ADILSON SANTOS
Projeto Gráfico e Artes
ÉRICA DE CARVALHO
Fotos
SILVIA MACHADO
Vídeos para divulgação
ALEXANDRE AMENDOLA e LEANDRO CAPRONI
Comunicação e assessoria de imprensa:
AGÊNCIA FERVO – PRISCILA COTTA e NARA LACERDA
Direção de Produção
THEREZA FREITAS
Produção
TRULÉU PRODUÇÕES
Realização
ITAÚ CULTURAL
Redes Sociais Antonio Nóbrega
www.fb.com/antonicarlosnobrega
www.instagram.com/
IMPRENSA ANTONIO NÓBREGA
Fotos em alta resolução, vídeos e agendamento de entrevistas
PRISCILA COTTA
priscila.cotta@agenciafervo.
m. +55 11 98098.1978
NARA LACERDA
m. +55 11 9 9643 3432
http://www.agenciafervo.com.
f e r v o – comunicação, conteúdo & relacionamento
ResponderEncaminhar
|