‘Antonio Candido, anotações finais’. Entrevista com Eduardo Escorel.

Com narração de Matheus Nachtergaele, documentário é baseado nos últimos dois cadernos de anotações deixados inéditos pelo crítico literário

 

O diretor Eduardo Escorel foi o convidado de hoje no Mural da Manhã, com Marina Caixeta e Sofia Andrade.

Além da essencial obra publicada, Antonio Candido (1918-2017) deixou 74 cadernos inéditos. Baseado nos dois últimos, o documentário “Antonio Candido, anotações finais”, de Eduardo Escorel, inclui comentários escritos entre 2015 e 2017. O sociólogo e crítico literário fala de temas como sua fragilidade física, a crise política da época, gostos literários e musicais, e lembranças de Gilda, sua mulher. Fotografias e gravações complementam o texto, dando acesso às reflexões de Antonio Candido frente à iminência do fim.

O documentário “Antonio Candido, anotações finais” chega às salas de cinema a partir do dia 26 de setembro de 2024.

O filme terá sessões comentadas no Instituto Moreira Salles de Poços de Caldas (MG) e São Paulo (SP), e Belo Horizonte (MG). A exibição na cidade mineira, onde Antonio Candido viveu de 1930 a 1942, acontece no dia 26 de setembro, às 19h, com participação de Maria José de Souza (Tita) e Eduardo Escorel. A projeção na capital paulista será no dia 27 de setembro, às, 18h30min, com participação do diretor, Lina Chamie e Roberto Schwarz. O debate em BH, acontece no Minas Tênis Clube, no dia 2 de outubro, quarta, às 20h.

Os textos que deram origem ao filme foram “Prós e contras” e “O pranto dos livros”. “O filme que estreia agora resulta do impacto da leitura desses dois textos tão instigantes”, define o diretor Eduardo Escorel. “No primeiro, Candido revê a luta contra a ditadura do Estado Novo, da qual participou de 1942 a 1945, tendo se associado à opinião liberal contra o que parecia manifestação de fascismo. No outro, ele imagina estar fechado em um caixão à espera de ser cremado, enquanto seus livros choram lágrimas invisíveis”, resume o diretor.

O narrador do filme é o ator paulista Matheus Nachtergaele. “Foi um desafio bonito botar a voz em um projeto tão pessoal do Eduardo Escorel como esse de narrar os últimos diários de vida de um mestre revolucionário, mas sereno que é Antonio Candido”, relembra. “Era preciso uma melancolia, mas não uma tristeza. Era preciso uma paixão educada, como é o retratado”, complementa. Ele conclui dizendo: “É um filme com a melancolia do fim de uma vida, mas com o otimismo de quem acredita no Brasil, ainda”.

“Antonio Candido, anotações finais” teve sua estreia no 29º Festival Internacional É Tudo Verdade e foi exibido na mostra Filmes para Adiar o Fim do Mundo do 25º Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA). A produção é da Superfilmes – Cinefilmes, com coprodução do SescTV e produção associada da Afinal Filmes. O patrocínio é do Itaú, com apoio no desenvolvimento da Lei Aldir Blanc / ProAC. A distribuição fica a cargo da Bretz Filmes.

“Antonio Candido, anotações finais”

Documentário | 87 min | 2024

Dia 26 de setembro de 2024 nos cinemas

Logline

Além da obra publicada, Antonio Candido deixou 74 cadernos inéditos. O documentário se baseia nos dois últimos, escritos entre 2015 e 2017.

Sinopse

Além da essencial obra publicada, quando morreu aos 98 anos, Antonio Candido deixou 74 cadernos inéditos. Baseado nos dois últimos, Antonio Candido, anotações finais inclui comentários escritos entre 2015 e 2017. Temas recorrentes, entre vários outros, são os sinais de fragilidade física, notícias de jornal ou acompanhadas pela televisão – como a crise política da época –, preferências literárias, musicais e cinematográficas, evocações dos antepassados, menções à infância no sudoeste de Minas Gerais e lembranças de Gilda, sua mulher. O vasto acervo de fotografias do casal, além de imagens de arquivo e gravações originais, complementam o texto, dando acesso às reflexões de Antonio Candido frente à iminência do fim.

Sobre Antonio Candido

A obra de Antonio Candido (1918-2017), um dos intelectuais mais destacados do Brasil, é equiparável à de Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda, Caio Prado Jr. e Celso Furtado.
Crítico literário, historiador e teórico da literatura, Antonio Candido foi também professor e orientador de várias gerações de alunos nas cadeiras de Ciências Sociais e de Teoria Literária e Literatura Comparada, na Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP.
Socialista desde jovem, manteve-se fiel a essa orientação política, tendo sido fundador do PT – Partido dos Trabalhadores, em 1980. É autor de cerca de duas dezenas de livros entre os quais Formação da literatura brasileira, momentos decisivos 1750 – 1880 e Os Parceiros do Rio Bonito, ambos publicados em 1959. Em 2004, foi publicado O Albatroz e o Chinês, seu último livro.

Sobre Eduardo Escorel

Eduardo Escorel dirigiu, entre outros, “Antonio Candido, anotações finais” (2024), “1968 – Um ano na vida” (2023), “SARS-CoV-2 / O Tempo da Pandemia” (2021, codireção de Lauro Escorel), “1937 – 45 Imagens do Estado Novo” (2015) e “Paulo Moura – Alma brasileira” (2013). Realizou seu primeiro documentário – “Bethânia Bem de Perto” – como fotógrafo, co-diretor e montador, em 1966, seguido de “Visão de Juazeiro”, em 1970. Dirigiu “Lição de amor”, seu primeiro longa-metragem de ficção, em 1975, seguido de “Ato de violência”, em 1979 e “O Cavalinho azul”, em 1984. Montou, entre outros, “Terra em Transe” (1967), “Macunaíma” (1969), “Cabra marcado para morrer” (1984), “Santiago” (com Letícia Serpa, 2006) e “No intenso agora” (com Laís Lifschitz, 2016). Publicou Adivinhadores de água, editado pela Cosac Naify, em 2005. Escreve coluna no site da revista piauí desde 2009.

Sobre o Instituto Moreira Salles

Fundado em 1992 pelo embaixador e banqueiro Walther Moreira Salles (1912-2001), o Instituto Moreira Salles está presente em três cidades brasileiras: São Paulo, Poços de Caldas e Rio de Janeiro (a sede carioca está temporariamente fechada para reforma). Seu acervo está distribuído em quatro áreas principais: fotografia, música, iconografia e literatura. O IMS organiza e recebe em seus centros culturais exposições de fotografia e de artes visuais de artistas brasileiros e estrangeiros, promove mostras de cinema e espetáculos musicais, publica catálogos de exposições, livros de fotografia, literatura e música e duas revistas: a ZUM, sobre fotografia contemporânea, e a serrote, de ensaios sobre arte, política e literatura.

Sobre a Superfilmes

Desde 1983, a produtora paulista Superfilmes viabiliza projetos próprios e de realizadores independentes, tornando-se uma das principais produtoras no Brasil.

O propósito da Superfilmes é apoiar os diretores e diretoras, acatando suas personalidades artísticas, seus temas prediletos e estilos próprios.

Colaboramos, ao longo dos anos, com uma rica variedade de talentos: André Klotzel, Aurélio Michiles, Chico Teixeira, Lina Chamie, Ricardo Dias, José Roberto Torero, Evaldo Mocarzel, Flavio Frederico, Jeferson De, Eduardo Nunes, Helena Tassara, Julia Zakia, e mais recentemente Lauro Escorel com o longa “Fotografação”, Carolina Markowicz com o longa “Carvão” e Eduardo Escorel com o longa “Antonio Candido, anotações finais”.

Sobre Bretz Filmes

Com mais de 30 anos de presença no mercado cinematográfico, a Bretz Filmes já distribuiu filmes de renomados diretores como Walter Salles, Karim Aïnouz, Eduardo Coutinho, Helena Solberg, Sandra Kogut, Sérgio Machado, Flávia Castro, Izabel Jaguaribe, Marina Person, Nelson Pereira dos Santos, Ricardo Calil, Renato Terra e Heitor Dhalia e seus filmes participaram ou foram premiados nos principais festivais brasileiros e internacionais como os de Gramado, Rio de Janeiro, São Paulo, Cannes, Berlim, Veneza, IDFA e HotDocs. Seu diretor, Luiz Bretz, também dirigiu por 10 anos a área de distribuição da VideoFilmes. Atualmente a Bretz Filmes é uma das principais distribuidoras de documentários e filmes de autor nos cinemas do Brasil. Recentemente distribuiu longas como os indicados ao Oscar “Honeyland” e “For Sama”, além dos belos documentários nacionais “Sinfonia de um Homem Comum” e “Nelson Pereira dos Santos – Vida de Cinema”.

Ficha Técnica

Direção e roteiro: Eduardo Escorel

Narrador: Matheus Nachtergaele

Montagem: Laís Lifschitz e Eduardo Escorel

Direção de Fotografia e Fotos: Carlos Ebert e Guilherme Maranhão

Edição de Som e Mixagem: João Jabace e Luis Rodrigues

Produtores: Zita Carvalhosa, Patrick Leblanc e Eduardo Escorel

Produção: Superfilmes – Cinefilmes

Coprodução: SescTV

Produção associada: Afinal Filmes

Patrocínio: Itaú

Apoio no desenvolvimento: Lei Aldir Blanc / ProAC

Duração: 87 min.

Ano de produção: 2024

Distribuição: Bretz Filmes

Classificação indicativa: 12 anos

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