Luanda, 11 jun (Prensa Latina) – Angola reforçará a oferta de eletricidade ao concluir no próximo mês os trabalhos de ampliação da hidroelétrica de Cambambe, na província de Kwanza Norte, informaram hoje fontes ministeriais.
Responsáveis pelo Ministério de Energia e Águas informaram que a unidade gerará 700 megawatts, o que melhorará o fornecimento de eletricidade às populações.
A hidroelétrica de Cambambe, edificada entre 1958 e 1962 sobre o rio Kwanza, está passando por obras de remodelagem há mais de dois anos.
Recentemente, o representante da empresa brasileira Odebretch, Gustavo Belitardo, manifestou à agência Angop que na central hidroelétrica, com custo estimado de uns 400 milhões de dólares, se desenvolvem obras de construção civil e de água.
Também foram realizados outros trabalhos infraestruturais de grande complexidade como substituição de equipamento antigo, abertura de túneis hidraúlicos, de acesso, motoristas de água e cavernas.
Angola promove também um programa de construção de mini-hidroelétricas, com investimentos a largo prazo no valor de 16 bilhões 500 milhões de dólares, segundo a carteira de Energia e Águas.
Entre as províncias que se beneficiam com a melhora do serviço elétrico, o qual é crítico em alguns lugares, estão Luanda, Bengo, Kwanza Norte, Kwanza Sul, Malanje, Uige y Zaire.