ANDES-SN realiza III Encontro Nacional de Comunicação de 4 a 6 de outubro

Discussão sobre o plano de comunicação do Sindicato Nacional, a importância da democratização das comunicações e o papel da imprensa sindical na luta de classes compõem a programação 

imp-ult-279171334Entre os dias 4 e 6 de outubro, diretores, jornalistas, professores e representantes das Seções Sindicais do ANDES-SN estarão reunidos na 3ª edição do Encontro Nacional de Comunicação, em Brasília, para discutir e avaliar a implementação do plano de comunicação do Sindicato Nacional, além de debater temas como a importância da democratização das comunicações, o papel da imprensa sindical e do profissional de comunicação na luta de classes, e a relação da imprensa sindical com a grande mídia nas coberturas das lutas sociais, como a greve de 2012 e as manifestações populares de junho.

O 1º vice-presidente da Regional Norte 2 do ANDES-SN e um dos coordenadores do Grupo de Trabalho Comunicação e Artes (GTCA), José Queiroz Carneiro, explica que o Encontro abordará a comunicação sobre dois aspectos, interno e externo. “Abordaremos tanto questões como a luta pela democratização das comunicações, objetivo que envolve não só o ANDES-SN, mas várias instâncias da sociedade civil que buscam o fortalecimento da democratização, quanto aspectos internos relacionados ao aperfeiçoamento da comunicação do Sindicato Nacional e à articulação com as Seções Sindicais”, explica. Para Carneiro, o Encontro contribuirá para aperfeiçoar a comunicação em duas vias: do ANDES-SN para as Seções Sindicais e a partir dos informes das Seções Sindicais para o Sindicato Nacional.

Carneiro ressalta a importância da presença de representantes das Seções Sindicais no Encontro. “O ANDES-SN acredita na importância da Comunicação e fomenta a participação mais ampla das Seções. Estamos com uma boa expectativa por conta do retorno que temos recebido das pesquisas das Seções Sindicais, e acreditamos em um quórum qualificado e ampliado para as discussões”.

O Encontro é voltado aos diretores nacionais e das Seções Sindicais, especialmente os que atuam com Comunicação, jornalistas e professores da área. “É preciso compreender a importância da comunicação para um sindicato nacional classista como é o ANDES-SN, e que a integração entre a Direção e os setores competentes, que tem formação especializada no assunto, é imprescindível para obter-se o funcionamento adequado, como um mutuo aprendizado constante para atingir com mais eficácia os objetivos”, explica o 1º vice-presidente do ANDES-SN e encarregado de Imprensa, Luiz Henrique Schuch.

Entre os temas que serão discutidos durante o Encontro, o diretor do ANDES-SN destaca o debate sobre o Projeto de Lei de Iniciativa Popular (Plip) da Democratização das Comunicações. “Este assunto é muito importante para nós, porque pela primeira vez isto pode ser viabilizado. A esperança é que a gente consiga por todo país o conjunto de assinaturas para implementar este projeto no Congresso Nacional. Nunca o governo ousou mexer na democratização. Este é um dos pontos mais fortes do nosso encontro”, diz.

A programação prevê ainda a realização da Oficina Uso das Mídias Sociais, atividade inédita que antecede a abertura do Encontro. Durante a abertura, na tarde do dia 4 de outubro, será discutido o tema “Disputa de hegemonia: papel da imprensa sindical na luta de classes”. No sábado (5), estão marcados debates sobre os temas “O Projeto de Lei de Iniciativa Popular para democratização da mídia e os reflexos na cobertura sobre Educação e Saúde”; “Relação da imprensa sindical com a grande mídia na cobertura das lutas sociais: relato de experiências sobre a cobertura das greves de 2012 e do levante de junho”; e “estrutura e funcionamento da Comunicação do ANDES-SN: implementação do Plano Geral”.

Na atividade de domingo (6), haverá a apresentação das propostas formuladas nos encontros regionais – em Ponta Grossa (PR), Fortaleza (CE) e Niterói (RJ) – e nos painéis do dia anterior, além de debates em pequenos grupos e plenária para apresentação das sínteses e encaminhamentos. “O debate sobre a Comunicação no ANDES-SN convergirá para os desdobramentos dos três encontros preparatórios, que resultaram em mais ou menos 30 propostas que serão colocadas em discussão para encaminhar as mais viáveis e que têm possibilidade de implementação, a fim de democratizar a nossa comunicação”.

A programação e outras informações sobre o Encontro foram divulgadas por meio da circular nº 174/2013, enviada na última quarta-feira (11). (confira o documento)

Plano de Comunicação do ANDES-SN
Schuch faz uma avaliação sobre o processo de implantação do Plano de Comunicação do Sindicato Nacional. “Sem dúvida tivemos um salto de qualidade no período de vigência do Plano, especialmente pelo caráter integrador entre as várias iniciativas, a articulação em rede e a sintonia com o plano de lutas estratégico do Sindicato. A estrutura de comunicação das Seções Sindicais avançou muito, ficou mais profissionalizada e funcionando no tempo dos acontecimentos”, afirma. No entanto, para o encarregado de Imprensa, ainda há muito o que avançar. “Temos que enfrentar o desafio que a dispersão nacional representa e vencer os obstáculos que ainda dificultam a disponibilização imediata da produção jornalística de todos para todos, inclusive fotos e vídeos”.

Fonte: Andes-SN.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.