Por Claudia Weinman, para Desacato. info.
O coletivo de organizações camponesas e urbanas de Anchieta, município do interior de Santa Catarina, formado pelas pastorais sociais, Igreja, sindicatos, movimentos sociais e populares, Epagri, prefeitura, vão realizar na quinta-feira, dia 25 de julho, na linha Café Filho, interior de Anchieta*, uma “Confraternização Camponesa”.
Conforme Valdeci Cella, que faz parte da organização da atividade, no dia 25 de julho celebra-se o dia do camponês/a e por isso, nessa data, a ideia é fazer uma referência não comercial para a data como tradicionalmente acontece. “Queremos que nesse dia as pessoas do campo e da cidade tenham um dia de formação e recebam informações, por isso pensamos em uma programação onde todos e todas poderão fazer perguntas sobre a reforma da previdência e outras dúvidas sobre a conjuntura atual”, explicou.
Ele disse ainda que a intenção é valorizar e mostrar que a confraternização camponesa é algo popular. “É preciso mostrar que a troca de saberes, o conhecimento popular é importante e nunca foi tão necessário como está sendo hoje. Por isso a gente convida toda sociedade para participar e conhecer mais dessa proposta”, finalizou.
*Anchieta: Capital Nacional da Produção de Sementes Crioulas.