No próximo domingo (12), os Alunos do Exercício Cênico Anchieta (AECA) apresentam espetáculo teatral livremente adaptado do romance hungaro “Os Meninos da Rua Paulo”, de Ferenc Molnár. A montagem comemorativa aos 36 anos do Anchieta não poderia falar sobre outra coisa que não fosse as relações humanas, sobre o poder e a fidelidade, a generosidade e a impetuosidade da verdade que brota nos olhos de uma criança.
Serão duas sessões, uma às 17 horas (acessível em Libras) e, em seguida, às 18h30 a segunda sessão. A programação é gratuita e conta com a participação de 20 jovens iniciantes no teatro, muitos deles estreando no palco da Casa da Cultura Dide Brandão. A peça também marca a volta das apresentações presenciais pela Anchieta depois de um longo período de afastamento por causa da pandemia. A direção e adaptação de dramaturgia é de Pedro Vieira, que comenta que o trabalho “pretende fazer jus a todos os anos da companhia e apresentar o bom e velho teatro popular”.
“Quando entrei no AECA, nunca poderia imaginar as oportunidades que se abriram para mim. Essa montagem que, além da direção, me proporcionou fazer a dramaturgia, está cultivando muitos aprendizados que vêm moldando há alguns anos o meu eu artista”, comenta Pedro. Ele diz que ter topado dirigir a peça faltando 49 dias para a estreia foi uma das maiores loucuras que fez na sua carreira até então. Ao mesmo tempo, conta que o processo de poder orientar em cena pessoas que estão passando pelo mesmo lugar em iniciou a sua trajetória tem sido uma experiência revigorante.
O espetáculo é um romance juvenil publicado em 1907. É considerado o livro húngaro mais conhecido ao redor do mundo, tendo sido adaptado para o cinema em diversas línguas. A história dos meninos que travam batalhas pela posse do Campinho da Rua Paulo, um pedaço de terra cercado onde se brinca à vontade. A luta pelo campinho vai além da vontade de comandar o local: ali, infância e fantasia prevalecem sobre as imposições do mundo adulto. O espírito de aventura, amizade e heroísmo presente nesta obra é capaz de transpor qualquer barreira de tempo, espaço ou idade.
O projeto foi viabilizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Fundação Cultural de Itajaí e Prefeitura de Itajaí, com renúncia fiscal da APM Terminals. Conta com apoio da Tupã Contabilidade e do programa Artes nos Bairros. Uma realização da produtora Anchieta Arte Cênica.
Sinopse
O Campinho é belo, formoso e cheio de espaço! E é por isso que os Camisas Vermelhas, liderados pelo sanguinário Chico Áts, querem a todo custo dominar o espaço dos Meninos da Rua Paulo – e se depender da líder Boka, da fiel escudeira Filó e da corajosa Ernesta, eles vão se arrepender de querer guerra!
Através de rios, trincheiras e bolinhas de gude, humor e emoção se encontram na jornada de dois grupos distintos com um único objetivo: dominar o Campinho da Rua Paulo. E nesta guerra que está prestes a começar, ecoa uma pergunta na cabeça de todos os personagens da nossa história: de que vale um soldado raso?
Serviço
O quê – Estreia do espetáculo “Os Meninos da Rua Paulo”
Quando – 12 de dezembro (domingo), com sessões às 17h e 18h30
Onde – Casa da Cultura Dide Brandão
Quanto – Ingressos gratuitos
Obs.: Sessão das 17h será acessível em Libras.
Mais informações
Valentim Schmoeler – (47) 9 9916-9166
Assessoria de imprensa: Camila Gonçalves 47 9 96549105