Ana Paula Lima anuncia cessão de terrenos da União para os Institutos Federais de Mafra e Tijucas

Ministra Esther Dweck disse que a expansão dos institutos federais é uma prioridade do governo

Deputada Federal Ana Paula Lima PT/SC  – Foto: Mário Agra – Câmara dos Deputados

Brasília.

A deputada federal Ana Paula Lima (PT/SC) participou hoje de uma importante reunião com o ministro da Educação, Camilo Santana, e a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, em que foram anunciados novos investimentos do governo federal em Santa Catarina. O encontro marcou mais um passo na ampliação das políticas públicas voltadas para a educação no estado, com destaque para ações previstas no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Na pauta do encontro, a destinação de imóveis da União para o Instituto Federal Catarinense (IFC) de Mafra e o Instituto Federal de Santa Catarina(IFSC) de Tijucas, reforçando o compromisso do governo Lula com a expansão e fortalecimento da rede de educação técnica e tecnológica no estado. “Esses investimentos são essenciais para garantir que os jovens catarinenses tenham acesso a uma educação pública de qualidade, com infraestrutura adequada para desenvolver todo o seu potencial”, destacou Ana Paula Lima.

A deputada ressaltou a importância estratégica dos Institutos Federais para o desenvolvimento regional, especialmente em áreas que carecem de acesso ampliado à educação profissionalizante. “A destinação desses imóveis vai ampliar a capacidade dos campi de Mafra e Tijucas, trazendo mais cursos e oportunidades de formação para nossos jovens. É o governo Lula, mais uma vez, entregando resultados concretos para Santa Catarina”, afirmou a parlamentar.

A ministra Esther Dweck disse que a expansão dos institutos federais é uma prioridade do governo e que está mudando a realidade de quem acessa essa educação de alta qualidade no país. “Nos institutos federais, 56% dos alunos são negros e 72% tem renda familiar per capita de, no máximo, um salário mínimo, por mês. Então, a gente percebe que, de fato, isso está fazendo uma diferença na vida dessas pessoas e que está realmente transformando a sociedade brasileira”, afirmou.

O ministro Camilo Santana lembrou que antes do primeiro mandato do presidente Lula, só havia 140 campi de institutos federais no Brasil. E, ao longo dos seus governos, e com os mais de 100 novos que foram anunciados no novo PAC, serão mais de 780 institutos federais. “Nossa meta é chegar a 1000 [novos campi]. Isso significa mais oportunidades para os nossos jovens brasileiros. A gente sabe a excelência que são as nossas escolas de institutos federais no Brasil, o trabalho que eles desenvolvem, as oportunidades que eles oferecem aos nossos jovens”, declarou.

O Novo PAC, lançado pelo presidente Lula, tem entre suas diretrizes prioritárias a valorização da educação e a melhoria da infraestrutura pública em todo o país. “Com o apoio das ministras e ministros do governo, seguimos lutando por mais recursos e projetos que melhorem a vida das catarinenses e dos catarinenses, fortalecendo a educação como um motor de desenvolvimento social e econômico”, disse Ana Paula Lima.

Assessoria de Comunicação
Gabinete da deputada federal Ana Paula Lima (PT/SC)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.