Por Ana Krüger.
O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) anunciou na manhã desta sexta-feira (30) o almirante de esquadra Bento Costa Lima Leite de Albuquerque Junior como futuro ministro de Minas e Energia. O anúncio foi feito pelo perfil no Twitter de Bolsonaro.
Hoje o almirante é diretor-geral de desenvolvimento nuclear e tecnológico da Marinha. A expectativa é de que o governo de que a composição da futura Esplanada seja concluída ainda nesta sexta. Com a indicação desta sexta-feira, já são vinte ministro confirmados por Bolsonaro. Desses, seis são militares:
- general Carlos Alberto dos Santos Cruz (Secretaria de Governo);
- general Fernando Azevedo e Silva (Defesa);
- general da reserva Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional);
- almirante Bento Costa Lima Leite (Minas e Energia);
- o tenente-coronel da Força Aérea Brasileira, o astronauta Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia);
- o ex-oficial do Exército Wagner Rosário (Controladoria Geral da União);
O futuro ministro nasceu no Rio de Janeiro e começou sua carreira na Marinha em 1973 e já ocupou diversos cargos no Brasil e no exterior até chegar a sua atual posição. Eis alguns deles:
- observador militar das forças de paz da Organização das Nações Unidas nos Setores: de Sarajevo, na Bósnia e Herzegovina; e de Dubrovnik, na Croácia, ex-Iugoslávia;
- assessor parlamentar do gabinete do ministro da Marinha no Congresso Nacional;
- comandante dos submarinos “Tamoio” e “Tonelero”;
- encarregado dos estudos de planejamento militar, de jogos de guerra, e de política e estratégia da Escola de Guerra Naval;
- comandante da base de submarinos “Almirante Castro e Silva”;
- chefe de gabinete do chefe do Estado-Maior da Armada;
- assessor-chefe parlamentar do gabinete do comandante da Marinha;
- comandante da força de submarinos;
- chefe do gabinete do comandante da Marinha;
- diretor-geral da Junta Interamericana de Defesa;
- comandante em Chefe da Esquadra;
- Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha;
Além de cursar o colégio e a escola Natal, o almirante é pós-graduado em Ciências Políticas pela Universidade de Brasília (UnB), possui MBA em Gestão Internacional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); MBA em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV); curso de Aperfeiçoamento de Submarinos para Oficiais; curso de Comando e Estado-Maior; Curso Superior de Guerra Naval; e Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra.
A escolha do almirante foi elogiada pelo atual ministro de Minas e Energia, Moreira Franco:
Pres. Bolsonaro acertou na indicação do Almirante Bento p/ o MME. Muito bem preparado p/ as responsabilidades técnicas e de comando do setor. Conhece o funcionamento e os desafios da convivência no parlamento e é de uma família de super dotados. Ricardo Paes e Barros é seu irmão.
— Moreira Franco (@MoreiraFranco) 30 de noviembre de 2018