Além das Cordas: Curso online aborda a importância das etapas preparatórias no ensino de violão

Com aulas em outubro e novembro, o curso online “Além das Cordas: O Que Você Deve Ensinar nas Primeiras Aulas de Violão” é uma formação voltada para professores de violão. As aulas terão como foco as abordagens pedagógicas, sendo um mergulho nas habilidades, posturas e pedagogia essenciais para um ensino eficaz e significativo do instrumento.

O professor e proponente do projeto Daniel de Lima explica que muitos professores concentram seus esforços nas técnicas e na teoria musical, negligenciando aspectos fundamentais que antecedem esses aprendizados. Isso pode resultar em educadores habilidosos tecnicamente, mas que enfrentam desafios ao transmitir seus conhecimentos de maneira eficaz, especialmente para iniciantes.

“O curso nasce da observação de uma lacuna no ensino do violão: a importância das etapas preparatórias e da construção de uma base sólida antes do aluno tocar sua primeira nota”, explica.

Quem pode se inscrever

O programa tem como objetivo principal fornecer ferramentas, técnicas e metodologias para otimizar as primeiras aulas de seus alunos e é destinado aos professores de violão. “A proposta é garantir que os educadores estejam equipados para não apenas ensinar as técnicas básicas, mas também para moldar a mentalidade, a postura e a relação do aluno com o instrumento desde o início”, comenta Daniel de Lima.

Por isso, o público-alvo do projeto são estudantes de música, professores iniciantes, bem como educadores experientes que desejam aprender novas formas de ensinar para incorporar em suas aulas.

Com o objetivo de acessibilizar conhecimento e proporcionar uma comunicação mais efetiva com os participantes, Daniel Lima faz uso de uma técnica de ensino chamada Comunica Simples. A abordagem visa diminuir ruídos e ampliar o acesso à informação.

“Além das Cordas” abordará tópicos que vão desde o pensamento pedagógico até técnicas específicas para ambas as mãos. A formação acontece nos dias 15, 22 e 29 de outubro e 5 de novembro e as inscrições estão abertas através do link https://forms.gle/8NR8AXm8K9H3ZkWc8.

Contrapartida

Além da formação aos professores, o projeto promove contrapartida social. Serão realizadas duas master classes online, cada uma com duração de duas horas, voltadas para os alunos dos professores que se inscreveram no curso “Além das Cordas”. As máster classes serão nos dias 23 e 30 de novembro e são gratuitas.

Os alunos devem se inscrever online e enviar um breve vídeo demonstrando sua performance. Será dada preferência a alunos oriundos de cidades com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e que exibam problemas típicos de postura. “Este critério visa assegurar uma diversidade de conteúdos e abordagens nas master classes, proporcionando um espectro mais amplo de aprendizado e correções”, explica o professor.

Além disso, as master classes serão transmitidas ao vivo, garantindo que alunos e professores de diversas regiões do estado, mesmo que não estejam participando diretamente, possam absorver os conhecimentos compartilhados.

Todas as etapas do projeto “Além das Cordas” possuem recursos para garantir a acessibilidade. As aulas serão ministradas no Zoom Meetings, ferramenta que possui funções que garantem a participação de deficientes visuais e usuários com deficiência de mobilidade. Além disso, a divulgação do projeto – assessoria de imprensa e redes sociais – também faz uso de ferramentas que garantem a acessibilidade ao público, como texto alternativo e uso de legendas nos vídeos.

A proposta foi selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.