Aldeia em Angra dos Reis tem 22% de indígenas infectados

Covid-19 já acometeu 75 dos 340 indígenas da tribo guarani que moram na localidade

Por Silvio Barsetti.

A Aldeia Sapukai, em Angra dos Reis, litoral sul do Rio, tem sido alvo intenso da pandemia de covid-19. De acordo com a prefeitura local, 75 de seus 340 habitantes (indígenas da tribo guarani) já contraíram a doença provocada pelo novo coronavírus. Isso representa 22% do total. Outros 32 casos, suspeitos, estão sob investigação.

A letalidade na aldeia, no entanto, está zerada. Dos infectados, apenas dois estão internados em estado grave, na Santa Casa de Angra. Os outros 73 já receberam alta.

O número dos afetados pela covid-19 na localidade destoa bastante do que se vê em toda a cidade de Angra dos Reis, que tem população estimada de 200 mil pessoas, com cerca de 2.602 casos registrados até a tarde-noite dessa segunda (20). Ou seja, 1,3% do município se contaminou oficialmente.

Localizada a cerca de seis quilômetros da BR 101 (Rodovia Rio-Santos), a Aldeia Sapukai abrange uma extensa área montanhosa rodeada de Mata Atlântica no distrito angrense de Bracuí. Seus habitantes vivem da caça e pesca e da venda de artesanato – visitas agendadas costumam incluir apresentações de canto e dança e banho de cachoeira. Desde março, porém, essas atividades estão suspensas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.