Alberto Fernández nomeia primeira embaixadora negra da história da diplomacia argentina

María Fernanda Silva será representante da Casa Rosada no Vaticano e viajará junto com o presidente, Alberto Fernandez, que tem encontro com o Papa Francisco nesta sexta-feira.

Foto: Reprodução/Youtube

Por Victor Farinelli.

A viagem de Alberto Fernández à Europa, que se inicia nesta quinta-feira (30), já tem a sua primeira surpresa: o presidente anunciou que será acompanhado da nova embaixadora da Argentina na Santa Sé, María Fernanda Silva, uma diplomática de carreira que se torna, a partir desta nomeação, a primeira pessoa negra a ocupar um cargo na diplomacia argentina.

Silva acompanhará Fernández em sua viagem, que começará justamente com o seu credenciamento como representante diplomática. Nesta sexta (31), já como embaixadora, ela deve acompanhar o encontro entre Fernández e o Papa Francisco.

María Fernanda Silva conhece bastante o cargo que irá ocupar: ela já foi subsecretária da embaixada argentina no Vaticano, e agora assumirá o posto principal, que jamais havia sido ocupado por uma mulher.

A nova embaixadora trabalha no serviço exterior argentino há mais de 30 anos, mas nunca teve a oportunidade de assumir o principal cargo de uma representação. Além do Vaticano, ela também trabalhou nas embaixadas da Venezuela, do Equador e na Unasul – quando o secretário-geral do organismo era Néstor Kirchner.

Entre as razões para a designação de Silva para o cargo estão o seu destacado trabalho junto com organizações católicas que lutam pelos direitos dos migrantes, uma das bandeiras que Francisco tem defendido desde que iniciou seu pontificado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.