Por Victor Farinelli.
A viagem de Alberto Fernández à Europa, que se inicia nesta quinta-feira (30), já tem a sua primeira surpresa: o presidente anunciou que será acompanhado da nova embaixadora da Argentina na Santa Sé, María Fernanda Silva, uma diplomática de carreira que se torna, a partir desta nomeação, a primeira pessoa negra a ocupar um cargo na diplomacia argentina.
Silva acompanhará Fernández em sua viagem, que começará justamente com o seu credenciamento como representante diplomática. Nesta sexta (31), já como embaixadora, ela deve acompanhar o encontro entre Fernández e o Papa Francisco.
María Fernanda Silva conhece bastante o cargo que irá ocupar: ela já foi subsecretária da embaixada argentina no Vaticano, e agora assumirá o posto principal, que jamais havia sido ocupado por uma mulher.
A nova embaixadora trabalha no serviço exterior argentino há mais de 30 anos, mas nunca teve a oportunidade de assumir o principal cargo de uma representação. Além do Vaticano, ela também trabalhou nas embaixadas da Venezuela, do Equador e na Unasul – quando o secretário-geral do organismo era Néstor Kirchner.
Entre as razões para a designação de Silva para o cargo estão o seu destacado trabalho junto com organizações católicas que lutam pelos direitos dos migrantes, uma das bandeiras que Francisco tem defendido desde que iniciou seu pontificado.