Via Assessoria de Imprensa Fetraf-SC.
Música, culinária, cultura e arte marcam o encerramento da primeira edição do Fecaf, o Festival Cultural da Agricultura Familiar de Santa Catarina. São mais de 40 agricultores familiares de todo o estado que participaram do concurso durante o ano e que marcaram presença em Chapecó, na quarta-feira (19).
O Festival faz parte da comemoração de 25 anos da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Santa Catarina (FETRAF-SC). De acordo com Jandir Selzler, coordenador geral da entidade, “o Fecaf iniciou em abril e reuniu cerca de 20 receitas de comidas típicas da nossa agricultura e mais de dez músicas autorais e inéditas, sendo agora a apresentação dos vencedores e demais participantes”.
Tanto as receitas como as canções serão apresentadas a um público fechado, que também é formado por agricultores familiares das entidades associadas à FETRAF-SC, e que estarão no evento marcado para acontecer no Galpão Cruzada dos Tropeiros, na Linha Água Amarela, em Chapecó.
Livro de Receitas
Além da degustação da culinária típica do interior de Santa Catarina, que participaram do Fecaf, a FETRAF-SC também organiza para a data o lançamento de um livro de receitas com os doces e salgados que fizeram parte do Festival.
Entre as receitas, alguns sabores peculiares que não são encontrados na internet, entre eles: pudim de batata salsa com calda de tangerina, pudim na moranga e pão de milho com batata doce, inhame e cará.
Festival de Música
Também é durante o evento que agricultores e agricultoras familiares apresentaram músicas-raiz inéditas, que serão lançadas em formato digital e CD. Todas elas relatam as dificuldades e alegrias da vida no campo.
O Fecaf aconteceu durante o ano de 2022 em oito microrregiões do estado, com alcance da FETRAF-SC. São elas: Oeste, Noroeste, Extremo Oeste, Alto Uruguai, Sul, Norte, Serra e Vale.