Cabul, 4 dez (Prensa Latina) Pelo menos 780.000 crianças não têm abrigo e quase 8,6 milhões não têm cobertores enquanto a temperatura cai abaixo de zero no Afeganistão, foi informado hoje nesta capital.
Com o país enfrentando a pior crise de fome já registrada, milhões de crianças irão dormir com frio e com fome neste inverno, disse o canal de notícias afegão TOLO.
Os relatos terríveis de bebês morrendo de fome deveriam envergonhar a todos nós, disse Thomas Howells, diretor em exercício da organização não governamental internacional Save the Children no Afeganistão.
Isso ocorre quando centenas de crianças são forçadas a trabalhos perigosos, visto que a pobreza está aumentando em todo o país.
Estatísticas da ONU indicam que mais de oito milhões de crianças afegãs não têm as necessidades básicas cobertas.
Desde a ascensão do movimento Talibã ao poder em Cabul, o Afeganistão está mergulhado em uma crise humanitária e precisa de ajuda internacional urgente.
O grupo armado fundamentalista islâmico radical conquistou o país em meados de agosto, enquanto os Estados Unidos e a OTAN retiraram suas tropas após 20 anos de ocupação e bilhões de dólares em gastos de guerra, deixando milhares de civis mortos.
O Afeganistão está atualmente mais pobre do que há duas décadas, com 23 milhões de pessoas ameaçadas de fome.
msm / abm /ml
—