Na manhã desta segunda-feira (27), um adolescente esfaqueou quatro professores e dois alunos na Escola Estadual Thomazia Montoro na Vila Sônia, Zona Sul de São Paulo. De acordo com a Polícia Militar (PM), o crime teria ocorrido por volta das 7h20.
O ataque aconteceu logo após a abertura dos portões da escola. Os pais dos alunos entraram em desespero em frente ao colégio na busca de informações sobre os filhos. Alunos relataram momentos de pânico durante o ataque. O criminoso foi contido pelos policiais.
Em entrevista a jornalistas na porta da escola, uma aluna disse que o adolescente estuda na escola. A PM não soube informar a motivação do crime. O agressor, de acordo com a Band, teria 13 anos.
A professora Elisabeth Tenreiro, 71, socorrida em estado grave, morreu, segundo a Secretaria Estadual de Educação. Elisabete teria apartado uma briga entre o estudante apreendido e outro colega na semana passada.
Além da professora que morreu, outras três docentes e dois alunos se feriram e foram encaminhados a hospitais, sem risco de morte. Duas professoras foram identificadas como Rita de Cássia Reis e Ana Célia Rosa. A terceira foi identificada somente como “Jane”.
De acordo com o g1, uma das crianças sofreu um corte no braço e a outra foi socorrida em estado de choque, mas sem ferimentos.
Maria José Fernandes, mãe de uma estudante de 13 anos da escola, disse que o rapaz que atacou a escola tinha brigado semana passada com outro aluno. Segundo a empregada doméstica, a escola poderia ter evitado o ataque.
Outro estudante contou que a briga da semana passada teria começado por conta de ataques racistas feitos pelo autor das facadas a outro aluno. De acordo com relatos de alunos, o agressor entrou na sala logo pela manhã com uma máscara preta e começou a golpear uma das professoras pelas costas.