Acordo no Senado adia análise da PEC da Eleição Direta

Por Graziele Bezerra.

O assunto eleições diretas entrou na pauta de discussões do Senado, nesta quarta-feira (24), mas ficou por pouco tempo.

O relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), Lindbergh Farias (PT), leu o parecer favorável a proposta mas, por acordo, concordou com um pedido de vista, o que deixou a votação para a próxima terça (30).

Com isso, a discussão fica suspensa e os senadores terão mais tempo para analisar o tema. Lindberg disse que o assunto é delicado para ser apreciado às pressas.

“[Esta] É uma tramitação longa, um processo, como uma PEC como essa. Não significa dizer que o Senado Federal está decidindo pela eleição direta. Então, a minha proposta seria neste sentido: fazer um acordo aqui na comissão. Eu leria, daria vistas coletivas e a gente discutiria mais a frente”, afirmou o relator.

A Proposta de Emenda à Constituição, de autoria do senador Reguffe (sem partido), determina eleição direta aos cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, em caso de vacância desses cargos nos três primeiros anos do mandato presidencial.

As eleições indiretas só ocorreriam em caso de vacância no último ano de mandato. Atualmente, as eleições diretas só estão previstas para vacância até dois anos antes do término do mandato.

O mesmo assunto também seria discutido nesta quarta, na Câmara dos Deputados, mas a matéria saiu de pauta. O presidente da CCJ na Câmara, Rodrigo Pacheco (PMDB), justificou a retirada de pauta dizendo que o assunto é polêmico e precisa ser votado em uma reunião convocada especificamente para ela.

A PEC do deputado Miro Teixeira (Rede) determina eleição direta até os seis meses antes do fim do mandato, caso fiquem vagos os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República.

*O áudio foi substituído às 14h47 para acréscimo de informação.

Fonte: Radioagência

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.