“Queridos, queridas e querides, inauguramos nesse dia 16 um espaço que construímos e pensamos com muito carinho e desejo que todos os grandes corações unam-se a nós nesse objetivo!
É gratuito, é só chegar!
_______________________________________
O ATELIÊ PÚBICO é um espaço aberto, colaborativo, de transmissão de conhecimento e troca de experiências. Tem como objetivo desenvolver habilidades profissionalizantes que possam servir de renda em projetos individuais ou coletivos com foco em artesanias e práticas manuais para as manas, manos e monas LGBTQI+.
Nasce do encontro entre a Associação em Defesa dos Direitos Humanos – ADEH e o artista Maurício Magagnin no intuito de construir um grupo livre onde partilha-se aptidões não institucionais e da cultura popular como costura, bordado, desenho, literatura e produção de objetos. O Ateliê é um convite à fala onde seremos agente transformadores, dedicando tempo e associando capacidades a fim de estruturar uma economia social colaborativa com foco na autonomia dos corpos menores.
A realização do projeto se dá em parceria com a produção do curta-metragem Tua Boca É Fogo e seu coletivo, contemplado na categoria curta-metragem do Prêmio Catarinense de Cinema. A produção do filme oferecerá oficinas de capacitação, estágios e desenvolvimento de projetos de cinema em parceria com a ADEH, para que além da profissionalização possa-se também captar e abrir oportunidades para primeiras vivências tanto na produção do filme quanto na participação das filmagens.
O primeiro encontro, que ocorre no auditório do Palácio Cruz e Sousa e que também abriga o Museu Histórico de Santa Catarina, visa estender o convite à população para que participe, dedique-se e também usufrua do espirito de coletividade que se quer instaurar. A Instituição também é querida pelo artista e pelo coletivo, por seu papel legitimador das práxis culturais, enlaçando o Museu onde este então abriga e zela pelas artes imateriais do patrimônio público.
Como primeira convidada e para o encontro no Palácio, a apresentadora Selma Light contará sua trajetória no campo da indumentária, sua validação através da roupa e o universo criativo da noite. A conversa terá mediação do artista que trará uma fala com o tema “com que roupa eu vou no amanhã” que discorre sobre a importância, e também a irrelevância, de se posicionar através da roupa e hábitos de consumo.
Os encontros ocorrerão as terças-feiras a partir das 19h na ADEH, contarão com convidados e mediação do artista Maurício Magagnin.
A a programação pode ser conferida pelo perfil no Instagram @ateliepubico.”