A vida é um valor inegociável. Confira a posição dos pequenos comerciantes do centro velho de Florianópolis

    Imagem Ilustrativa: Pixabay .

    Posição de coletivo de pequenos negócios do Centro de Capital é pela garantia da quarentena: fiquem em casa!

    O Brasil está diante do momento crucial em relação a escalada da contaminação do coronavírus, infelizmente confirmando as projeções e alertas das autoridades científicas e da saúde. O momento pede por atenção, solidariedade e, acima de tudo, confiança nas recomendações de profissionais que, aqui e no mundo inteiro, estão na linha de frente no combate a esse flagelo. Somos um coletivo de bares, restaurantes, ateliês, lojas e demais pequenos negócios da região central de Florianópolis e viemos a público manifestar coletivamente que somos contra iniciativas de “flexibilizar o isolamento social” e promover a reabertura de serviços não essenciais. A situação pede pela manutenção da quarentena, sendo o isolamento a única forma de garantir a integridade da vida. Portanto: fiquem em casa!

    A decisão do Governo do Estado e da Prefeitura de Florianópolis em estender a vigência da quarentena são acertadas. No atual cenário, qualquer iniciativa de afrouxamento jogará os catarinenses à exposição do contágio do Covid-19 e ao já anunciado colapso da rede de atendimento de saúde no país. Não há margem para experimentações, quanto mais na relativização de vidas humanas sob o pretexto da sanidade econômica. A vida é um valor inegociável!

    Nós, deste coletivo, informamos que manteremos nossos estabelecimentos fechados, sem previsão, até a crise se encerrar e que haja condições sustentáveis de garantir a segurança nossas, de nossa equipe, de nossos clientes e da população como um todo. E apelamos à sociedade que se una nesse propósito de combater o avanço e mitigar a chamada “curva pico da epidemia”.

    Estamos sofrendo as consequências financeiras da crise em nossos negócios desde o surgimento dos primeiros casos, mas não vamos colocar em risco o nosso principal e mais incalculável ativo: as pessoas. São valores políticos e sociais que honraremos mesmo cientes de que não dispomos de lastro para suportar esse período de suspensão. Nossa atividade está diretamente ligada ao convívio social, às artes, à circulação e à afetividade. É por isso que não vamos negligenciar a saúde da população e sermos criminosamente coniventes com o contágio desenfreado. Nenhuma fatura vale mais que a vida!

    Entendemos que o poder público (federal, estadual e municipal) tem obrigação de dar condições financeiras e estruturais para manter as pessoas em casa durante a calamidade. Cabe ao Estado Brasileiro assumir sua responsabilidade com seus cidadãos nesse momento de crise, auxiliando as pequenas e médias empresas e seus trabalhadores.

    O que está por vir é incerto, mas com certeza será no apoio mútuo e permanecendo em nossas casas que evitaremos a proliferação do vírus. O isolamento é um ato de amor de defesa da existência. E disso depende também a vida de milhares de trabalhadores que precisam estar nas ruas para garantir a nossa integridade, especialmente aqueles da área da saúde que se encontram na linha de frente na missão de combater a pandemia. Lutem por vocês, por eles, por nós. Lutem pelo SUS. Lutem pela ciência.

    Neste momento difícil para todas as pessoas, pedimos novamente para que fiquem em casa e evitem ao máximo as aglomerações. Nenhum capital deveria estar acima da dignidade humana. Com solidariedade e união vamos superar essa crise. Ela vai passar e vai ficar tudo bem.

    _

    Desvio Bar Madalena Bar Tralharia

    Faferia Oficinas de Arte Caos

    Taliesyn La Khalo

    Espaço Cultural 605 Vodu Bar

    A_Galleria Marcas Autorais Varal Camisetas

    Miss Guadallupe Studio

     

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here


    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.