Redação
O JTT – Manhã com Dignidade recebeu o escritor e historiador Fernando Boppré para falar sobre o seu novo livro “Sandor Lénárd no fim do mundo”.
Quem foi Sandor? Muitas coisas, foi escritor, tradutor, médico, desenhista e musicista. Nascido em 1910, de origem húngara, teve sua vida marcada pela sua ascendência judaica. Com a Segunda Guerra Mundial, iniciou sua jornada de exílio. Tem uma vida muito difícil em que passa fome e vive como sem-teto. Sua fuga termina quando chega em 1956 na cidade de Dona Emma, localizada no Vale do Itajaí – SC. Escreve uma extensa obra em diversas línguas. Lendo sua obra, Fernando Boppré é instigado a conhecer e escrever sobre sua história e produção intelectual.
Antes de chegar em Santa Catarina Sandor vive no Paraná, onde trabalha como médico em uma mina de chumbo. É demitido porque dá excesso de atestados médicos para os trabalhadores e recomenda aos mineiros que saiam da mina antes que se intoxiquem e morram.
O livro de Sandor se parece com uma literatura de viajante, onde ele vai contando sobre sua vida e a história na cidade de Dona Emma – servindo inclusive como um registro histórico sobre a vida no Vale do Itajaí em meados do século 20. Descreve os conflitos étnicos, os ciclos migratórios e a presença indígena e cabocla na região.
Fernando possui uma editora e livraria no centro de Chapecó que possui uma programação cultural e agora voltou com seus eventos presenciais. Confira o site da livraria: http://www.humanasebolivraria.com.br/. Lá está disponível o livro “Sandor Lénárd no fim do mundo”
Saiba mais sobre a vida de Sandor e o livro do historiador Fernando Boppré assistindo a entrevista completa no link abaixo: