Redação
Em entrevista ao JTT – A Manhã Com Dignidade, Lauro Mattei, do Núcleo de Estudos da Economia Catarinense (NECAT) da Universidade Federal de Santa Catarina, abordou sobre o quadro da pandemia de Covid-19 no estado de Santa Catarina, com a chegada da variante Ômicron no Brasil em final de 2021.
“Nesses 48 dias de 2022 nós registramos mais de 345 mil pessoas infectadas […] Em janeiro chegamos a 10 mil novos casos por dia só em Santa Catarina”.
Esses altos números tem a ver com a alta taxa de transmissibilidade da variante mas também com os efeitos das políticas negacionistas dos governos em nosso país.
Lauro alerta para o verdadeiro caminho que pode pôr fim a circulação do vírus da forma como temos hoje e, consequentemente, trazer o fim da pandemia: a vacinação.
“Nós temos que fazer uma discussão básica: a vacinação” e alerta para os baixos índices de vacinação em Santa Catarina. Não a toa, o aumento no número de mortes está relacionado com a falta da vacinação. Em crianças os números chegam a somente 21% dessa população vacinada.
A entrevista completa você pode conferir no vídeo abaixo: