A economia canadense perdeu 1.400 empregos em junho, com a taxa de desemprego atingindo seu nível mais alto em mais de dois anos, informou o Statistics Canada.
Em seu relatório mensal da pesquisa sobre a força de trabalho, a agência disse que a taxa de desemprego atingiu 6,4% no mês, acima dos 6,2% em maio, com o aumento do tamanho da força de trabalho.
O resultado de junho foi o número mais alto desde janeiro de 2022, quando foi de 6,5%.
O Statistics Canada observou que a taxa de desemprego tem apresentado uma tendência de alta desde abril de 2023, aumentando 1,3 ponto percentual nesse período.
Também disse que, à medida que a taxa de desemprego aumentou, também aumentou a proporção de desempregados de longa duração: 17,6% dos desempregados em junho estavam continuamente desempregados há 27 semanas ou mais, um aumento de quatro pontos percentuais em relação ao ano anterior.
A estatística de junho ocorre quando a economia perdeu 3.400 empregos de período integral, parcialmente compensados por um ganho de 1.900 empregos de meio período.
O relatório de empregos é um dado importante antes da próxima decisão do Banco do Canadá sobre a taxa de juros, prevista para 24 de julho.
Você já contribuiu para o Café AntiColonial em homenagem a Marco Vasques? Entre aqui e colabore! https://www.catarse.me/Anticolonial