A Rede de Intelectuais e Artistas em Defesa da Humanidade (REDH) expressa seu reconhecimento e respeito pelo processo eleitoral recentemente concluído na República Bolivariana da Venezuela. Celebramos a participação ativa do povo venezuelano, que mais uma vez demonstrou seu compromisso com a democracia e a soberania de sua nação.
Nesse contexto, parabenizamos o presidente eleito Nicolás Maduro por sua vitória nas urnas, resultado de um processo eleitoral que refletiu a vontade soberana do povo venezuelano. Reconhecemos a liderança do Presidente Maduro na promoção da paz, da justiça social e da unidade.
Condenamos veementemente as ações violentas e desestabilizadoras promovidas por setores da oposição que buscam minar a estabilidade e a paz na Venezuela. Essas ações não apenas ameaçam a segurança e o bem-estar da população, mas também desafiam a vontade democraticamente expressa do povo venezuelano.
Pedimos a todos os atores políticos, nacionais e internacionais, que reconheçam e respeitem os resultados das eleições, contribuindo assim para o fortalecimento da democracia e da paz na Venezuela. É essencial que seja dada prioridade ao diálogo e à resolução pacífica de conflitos, evitando qualquer forma de interferência externa.
Reafirmamos nosso apoio ao povo venezuelano em sua trajetória rumo ao desenvolvimento e ao aprofundamento do governo do povo, reiterando nosso compromisso com a defesa dos princípios democráticos, a autodeterminação dos povos e a justiça social e os direitos humanos na América Latina e no Caribe.
*Caracas, 29 de julho de 2024
*Rede de Intelectuais e Artistas em Defesa da Humanidade.