Por Joseph Massad.
Um dos aspectos mais notáveis ??da história do sionismo é que a maioria dos judeus europeus rejeitou o movimento desde seu início, no início do século XIX, até a Segunda Guerra Mundial.
O que começou como um projeto protestante britânico para converter judeus europeus ao cristianismo protestante e enviá-los para a Palestina se transformou nas duas últimas décadas do século XIX em um projeto judaico europeu.Mesmo assim, o movimento não conseguiu ganhar força entre os judeus europeus, em contraste com sua popularidade entre os protestantes europeus e estadunidenses e especialmente entre os líderes imperialistas da Europa.
Foi somente após o genocídio nazista dos judeus europeus que a maioria dos judeus europeus e estadunidenses foi convencida e começou a apoiar esse movimento colonial-colonial que ordenou que os judeus se autoexpulsassem e colonizassem a Palestina.
De fato, o Holocausto foi fundamental para convencer essas comunidades a apoiar o estabelecimento de um Estado judeu na Palestina, pelo menos para fornecer refúgio aos sobreviventes judeus da catástrofe genocida na Europa.
A mudança na atitude desses judeus, no entanto, não foi imediata nem espontânea. O movimento sionista trabalhou assiduamente e, finalmente, com sucesso para convencê-los a apoiar seu programa colonialista de assentamento.
Coerção sionista
Após a guerra, os sionistas usaram pressão e coerção para trazer os judeus europeus sobreviventes para a Palestina. Esses sobreviventes judeus ainda moravam nos campos de deslocados e desejavam se mudar para os Estados Unidos, cujas fronteiras permaneceram fechadas para eles.
Na verdade, foi um encerramento que o movimento sionista, incluindo os sionistas estadunidenses, apoiou fortemente.
Os sionistas estadunidenses até se recusaram a considerar a possibilidade de oferecer aos sobreviventes do Holocausto “uma escolha” em vez da Palestina. O conselheiro do então presidente Franklin D Roosevelt, o proeminente advogado judeu de direitos civis Morris L Ernst, propôs que essa escolha fosse oferecida, pois “libertaria [os estadunidenses] da hipocrisia de fechar [suas] próprias portas enquanto fazem exigências hipócritas aos árabes”.
Para Ernst, “parecia que o fracasso dos principais grupos judeus em apoiar com zelo esse programa de imigração pode ter feito com que o presidente não o levasse adiante naquela época”. Ernst “sentiu-se insultado quando líderes judeus ativos o criticaram, zombaram e então o atacaram como… um traidor” por sugerir que tal escolha fosse dada aos sobreviventes do Holocausto na Europa.
Notavelmente, a oposição inflexível do movimento sionista à migração judaica para os EUA persistiu até o final dos anos 1980, quando os judeus começaram a deixar a União Soviética em grande número. Enquanto a maioria queria ir para os EUA, o lobby israelense pressionou com sucesso a administração do presidente George W Bush a impor limites severos aos seus números para que a maioria fosse forçada a ir para Israel.
No entanto, os mesmos judeus estadunidenses e europeus que apoiaram o movimento sionista e, mais tarde, o Estado israelense, não se tornaram sionistas, se sionismo significa autoexpulsão e se tornarem colonos na Palestina e, mais tarde, em Israel.
Apesar do genocídio nazista, a luta continuou entre os líderes dos judeus estadunidenses e europeus, de um lado, e a reivindicação de Israel de representar os judeus no mundo todo, do outro.
Em 1950, o presidente do Comitê Judaico Americano, Jacob Blaustein, assinou um acordo com o primeiro-ministro israelense, David Ben-Gurion, para esclarecer a natureza do relacionamento entre Israel e os judeus estadunidenses.
No acordo, Ben-Gurion declarou que os judeus estadunidenses eram cidadãos plenos dos EUA e deveriam ser leais a ele: “Eles não devem nenhuma lealdade política a Israel”.
De sua parte, Blaustein declarou que os EUA não eram “exílio”, mas sim uma “diáspora” e insistiu que o Estado de Israel não representava formalmente os judeus da diáspora para o resto do mundo. Curiosamente, Blaustein acrescentou que Israel nunca poderia ser um refúgio para os judeus estadunidenses.
Ele enfatizou que, mesmo que os EUA deixassem de ser democráticos e os judeus estadunidenses “vivessem em um mundo no qual seria possível ser expulso pela perseguição dos Estados Unidos”, esse mundo, ele insistiu, ao contrário das alegações israelenses, “também não seria um mundo seguro para Israel”.
Deixando essas reservas de lado, o apoio a Israel após o genocídio dos judeus europeus aumentaria consideravelmente apenas na década de 1960, com o surgimento do que o historiador Peter Novick chamou de “consciência do Holocausto”.
Isso foi resultado da instrumentalização do genocídio por Israel e pelos EUA para defender o regime racista de Israel e seus crimes contínuos contra o povo palestino e como parte de uma campanha da Guerra Fria para difamar a URSS como “antissemita”.
O Julgamento de Eichmann em 1961 e as múltiplas invasões israelenses de três países árabes em 1967, retratadas como uma guerra existencial para evitar outro Holocausto contra os judeus, elevaram o nível de apoio ocidental judaico e cristão a Israel a extremos de fanatismo.
O genocídio como arma
Mas se os argumentos israelenses e sionistas insistiam que a existência de Israel é a única garantia contra outro holocausto contra os judeus em qualquer lugar do mundo, eles também insistiam que o próprio Israel poderia, a qualquer momento, ser vítima de outro holocausto a ser cometido pelos palestinos e pelos Estados árabes.
O principal ideólogo da “indústria do Holocausto”, Elie Wiesel, um racista antipalestino insípido que justificou os crimes israelenses em nome do Holocausto até o fim de sua vida, insistiu que aqueles que não apoiaram as múltiplas invasões de países árabes por Israel em 1967, ou aqueles que resistiram a Israel e lutaram contra ele para restaurar seus direitos, são inimigos do povo judeu em sua totalidade: “Os judeus estadunidenses”, afirmou ele, “agora entendem que a guerra do [presidente egípcio] Nasser não é dirigida somente contra o Estado judeu, mas contra o povo judeu”.
Em 1973, quando o Egito e a Síria invadiram seus próprios territórios para libertá-los da ocupação israelense, Wiesel escreveu sobre estar pela primeira vez em sua vida adulta “com medo de que o pesadelo pudesse começar tudo de novo”. Para os judeus, ele disse, “o mundo permaneceu inalterado… indiferente ao nosso destino”.
Tradução: TFG, para Desacato.info.
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