
Em 1838, no coração de Pernambuco, a palavra “samba” ecoou pela primeira vez em um jornal satírico, “O Carapuceiro”. Naquela época, o termo se referia a uma animada festa de origem africana, um batuque contagiante que celebrava a vida e a ancestralidade.
A origem da palavra “samba” ainda é um enigma para os linguistas. Alguns acreditam que ela derive de uma dança africana semelhante ao batuque, enquanto outros defendem que sua raiz está em um passo de dança chamado “semba”.
Foi somente em 1916 que o primeiro samba, “Pelo Telefone”, de Donga e Mauro de Almeida, foi oficialmente registrado na Biblioteca Nacional, marcando um capítulo importante na história da música brasileira.
De lá para cá, o samba se transformou, florescendo em uma rica diversidade de estilos, cada um com sua própria identidade e história. Dos espaços de celebração popular aos palcos dos grandes teatros, o samba conquistou o Brasil e o mundo, embalando multidões com seu ritmo contagiante e suas letras que falam de amor, de luta e de esperança.
Para celebrar essa rica história e a diversidade do samba, preparamos uma seleção especial de 9 documentários que exploram o gênero sob diferentes perspectivas. Do samba de resistência, que ecoa nas comunidades tradicionais, ao samba-enredo, que transforma o carnaval em um espetáculo de cores e sons, cada documentário oferece um mergulho profundo nas raízes e na força expressiva do samba.
1. O mistério do samba | Velha Guarda da Portela
Ano: 2008 | Duração: 90 minutos

Dirigido por Lula Buarque de Hollanda e Carolina Jabor, o filme levou 10 anos para ficar pronto. Mas, valeu a pena! O documentário procura resgatar a história de uma das escolas de samba mais antigas e tradicionais do país: a Portela.
Para assistir ao documentário CLIQUE AQUI!
2. As batidas do samba
Ano: 2010 | Duração: 82 minutos

O documentário de 82 minutos dirigido por Bebeto Abrantes, procura registrar a evolução da batida do samba carioca desde o início do século XX. Detalha-se o processo de introdução dos instrumentos de percussão e sua transformação para dar ao ritmo a peculiaridade que caracteriza o samba no Rio de Janeiro.
Para assistir ao documentário CLIQUE AQUI!
3. Lavapés, a resistência do samba
Ano: 2012 | Duração: 29 minutos

Fundada em 1937, a mais antiga Escola de Samba de São Paulo, a S.R.B.E. Lavapés, luta diariamente para voltar à elite do Carnaval paulistano sem deixar de lado sua cultura e tradição. O documentário retrata a força e o empenho de uma família, comandada por Rosemeire Marcondes, que batalha diariamente para manter uma agremiação sem nenhum apoio financeiro. O documentário é produto do TCC realizado em 2012 pelos alunos Bruno Ravagnani e Caio Ramos Guilherme Cintra da Faculdade Cásper Líbero.
Para assistir ao documentário CLIQUE AQUI!
? Clique aqui e ajude o Farofa Filosófica a continuar firme e forte!
4. Samba de roda na palma da mão
Ano: 2008 | Duração: 35 minutos

Em novembro de 2005 a Unesco declara o Samba de Roda do Recôncavo Bahiano Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Dirigido por Jorge Pacoa, o documentário busca prestar uma homenagem às pessoas que tornaram essa realização possível, registrando suas histórias de vida e, principalmente, seus sambas.
Para assistir ao documentário CLIQUE AQUI!
5. A verdadeira história do samba
Ano: 1987 | Duração: 58 minutos

O título original deste documentário é Cariocas les musiciens de la ville (“Músicos cariocas da cidade”) trata-se de um documentário de Janine Houard, lançado em 1987. O título “A verdadeira história do samba” ou “A história do samba” veio bem depois de seu lançamento. Trata-se de um registro histórico importante para o samba como um todo.
Para assistir ao documentário CLIQUE AQUI!
6. Samba
Ano: 2000 | Duração: 58 minutos

O documentário de Thereza Jessouroun tem como foco principal a discussão do samba enquanto dança. Revela o mundo e a vida dos passistas da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira, o samba das biroscas do alto do morro, dos ensaios técnicos realizados sem fantasia e de pé no chão…
Para assistir ao documentário CLIQUE AQUI!
7. Partido Alto
Ano: 1982 | Duração:80 minutos

Com raízes na batucada baiana, o partido alto é uma forma livre de expressão do samba, com versos simples e improvisados. Contando com a comunhão entre os sambistas, o partido alto acontece a qualquer hora e lugar, pelo simples prazer de se divertir. Apesar da qualidade de imagem de um documentário de 1982, o conteúdo é um registro histórico importantíssimo sobre a história do samba.
Para assistir ao documentário CLIQUE AQUI!
? Clique aqui para se inscrever na nossa newsletter!
8. Onde dorme a coruja
Ano: 2012 | Duração: 72 minutos

O documentário aborda a relação de Bezerra da Silva com seus compositores, egressos dos morros cariocas e da Baixada Fluminense, muitos deles, profissionais de segmentos populares do mercado de trabalho, como carteiros, trocadores de ônibus e pedreiros. Um documentário fundamental para quem se interessa pelo samba.
Para assistir ao documentário CLIQUE AQUI!
9. Do samba à bossa
Ano: 2007 | Duração: 1 hora

Trata-se de uma produção da BBC sobre a música brasileira. No primeiro capítulo, “Do Samba à Bossa”, é feito um resgate dos tempos da escravidão no Brasil. Em Salvador, a primeira capital do país, os povos africanos escravizados preservaram suas tradições musicais e religiosas ao longo das gerações, dando origem ao samba de roda. Com a abolição da escravidão em 1888, os libertos migraram do Nordeste para o Sudeste, onde se estabeleceu a nova capital, o Rio de Janeiro. A partir desse êxodo, a música trazida por eles começou a sofrer influências de uma população predominantemente branca e europeia, resultando em novas vertentes do samba.