Segundo site Ondefuiroubado, os assaltos por arma de fogo estão crescendo; dados da SSP confirmam
Por Karina Schaefer.
De acordo com o balanço da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina (SSP/SC), 552 dos 1.023 boletins de ocorrência por roubos registrados nas delegacias da Capital, deles foram à mão armada. Esse já é o tipo mais comum de assalto em Florianópolis.
Pelos dados do site colaborativo Ondefuiroubado, as denúncia de assalto à mão armada são as que mais vêm crescendo. Na Capital, o furto – onde o ladrão não estabelece contato com a vítima e não há violência – ainda está em primeiro lugar, com 39% das incidências. O roubo com arma de fogo vem logo em segundo, com 20%.
Em 50 dias de site, já foram registradas 134 denúncias de assalto em Florianópolis. Dessas, 27 foram mediante arma de fogo. Em miúdos, uma pessoa é assaltada ã mão armada a cada dois dias na Capital.
Para o delegado Anselmo Cruz, da Divisão de Furtos e Roubos da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), um dos motivos para esse tipo de agressão é o combate intenso ao tráfico de drogas.
– É uma questão de obra. Quando o criminoso vê que o mercado de droga está fraquejando, ele passa para outra atividade mais lucrativa, que é o roubo -, explica.
Anselmo também comenta que foi notado pela Deic aumento no contrabando de armas de fogo, que vêm principalmente do Paraguai.
– As armas que apreendemos de bandidos são de calibres mais poderosos que a da polícia. São armas pesadas, de 9 mm e 45 mm. As armas fabricadas no Brasil, que são as usadas pela corporação, são de calibres mais leves -, completa o delegado.
A orientação da polícia é que, sempre que a pessoa for assaltada ou sofrer qualquer tipo de agressão, que registre o boletim de ocorrência junto às delegacias, tanto física como virtual. De acordo com o site, apenas metade das denúncias feitas por lá viram registros reais nos órgãos responsáveis.
Fonte: Tudo sobre Floripa.