Por Raúl Álvarez.
Hoje falaremos da Bíblia, embora não no sentido religioso ou filosófico sobre as crenças de cada pessoa, mas como um objeto literário analisado em detalhes com o objetivo de descobrir o que há entre suas linhas.
Assim chegamos ao BibViz (Bible Visualization), um site que reúne trabalhos anteriores em um surpreendente gráfico interativo que permite conhecermos as contradições da Bíblia, além de outros tópicos curiosos que estão presentes nesse tipo de leitura.
BibViz
Tudo começa com o trabalho de Chris Harrison, um gênio da computação que dedicou alguns anos de sua vida para a criação do ‘Bible Cross-References’, um compêndio impressionante de referências cruzadas da Bíblia, adaptado a um gráfico que mostra a brutal quantidade de conexões que existem no livro.
Essa belíssima imagem mostra arcos que conectam referências entre o Antigo e o Novo Testamento, enquanto que as linhas verticais na parte inferior representam o número de versículos nesse capítulo. No total, 63.779 referências cruzadas foram encontradas dentro da Bíblia (a imagem original pode ser encontrada aqui e tem um tamanho 12.000 x 7.200 pixels e um tamanho de 109MB).
Em 2009, o designer gráfico Andy Marlow usou o trabalho de Harrison para estudar as 463 contradições que aparecem na Bíblia. Ele também criou um gráfico, mas decidiu colocar o texto em cada uma das contradições e a referência de onde elas poderiam ser encontradas. No final, o resultado também foi impressionante, mas muito pouco prático, porque o texto e a referência dentro da imagem era demasiado pequeno.
Agora, obtemos o incrível trabalho de Daniel G. Taylor, um programador que reuniu todo o trabalho anterior e colocou-o em uma rede dentro de um gráfico interativo que finalmente permite, de uma maneira extremamente simples, consultar não só as contradições da Bíblia, mas também outras questões polêmicas.
BibViz é um site que mostra através dos mesmos arcos, que agora se iluminam cada vez que passamos o cursor sobre eles, as contradições com detalhes e atalhos para os versículos. Mas, além das contradições, o gráfico algumas passagens e referências sobre questões referentes a crueldade, a violência, a misoginia, as contradições científicas, as imprecisões históricas e a discriminação contra as mulheres e os homossexuais.
Como se isso não bastasse, o site também coleta dados demográficos dos Estados Unidos e sua relação com a religião.
David explica que criou o BibViz porque sua família é extremamente religiosa e que, depois de várias conversas intermináveis, ele se viu disposto a criar um lugar para acoplar referências para qualquer pessoa que buscasse se respaldar na Bíblia.
Lamento profundamente aqueles que, por ignorância, analfabetismo, credulidade infantil no inexistente e em argumentos frouxos, se obstinam em continuar a acreditar em mentiras que qualquer pessoa com mais de 3 neurónios defende como se as suas vidas dependessem disso. O “conforto” que dizem que obtêm rezando não passa de uma espécie de auto-hipnose. Lamento, também, que não guardem as suas crenças para eles e tentem impingi-las aos outros. “Deus ” foi inventado pelo Homem apenas para “explicar ” aquilo que, à data, ainda não tinha explicação. No século em que o Homem sabe cada vez mais, faz cada vez menos sentido. E no dia em que tudo tiver explicação, deus ficará tão obsoleto como os telefones com fio e será finalmente esquecido. Oxalá eu esteja vivo para ver.