A atriz Gal Gadot, de Israel, como Cleópatra, gera debate nas redes sociais

Por Omar Ahmed.

A atriz israelense Gal Gadot confirmou ontem que fará o papel da rainha egípcia Cleópatra e se juntará novamente à diretora da “Mulher Maravilha” , Patty Jenkins e à roteirista Laeta Kalogridis.

“Adoro embarcar em novas jornadas, adoro a emoção de novos projetos, a emoção de dar vida a novas histórias. Cleópatra é uma história que queria contar há muito tempo ”, disse Gadot e acrescentou que estava grata por fazer parte deste “time A”. O filme é uma releitura da icônica rainha que já foi interpretada por Elizabeth Taylor no clássico filme de 1963, “Rainha do Nilo”.

No entanto, embora a notícia tenha sido bem recebida por muitos nas redes sociais, especialmente seus fãs, outros criticaram a escolha do elenco e questionaram por que o papel não foi retratado por uma atriz árabe ou norte-africana.

A jornalista Sameera Khan sugeriu que a atriz libanesa-tunisiana Nadine Njeim teria sido uma escolha melhor do que uma atriz israelense de “aparência muito branda”. “Seu país rouba terras árabes e você está roubando seus papéis no cinema”.

Um usuário escreveu um tópico detalhado argumentando por que eles sentiram que a decisão de lançar Gadot como Cleópatra “é tão errada” e ofensiva para os egípcios e árabes em geral, mas reconheceu que ela tinha herança grega, observando que isso não a tornava menos Egípcio.

Outros usuários responderam às críticas destacando a ascendência grega de Cleópatra.

Ao acusar Gadot de “apropriação cultural”, um usuário sentiu que o papel principal deveria ter sido desempenhado por uma “atriz grega macedônia”.

O jornalista Miles Cheong acrescentou que “as pessoas estão chateadas porque Gal Gadot, que não é negra está interpretando Cleópatra, que também não era negra”.

Nascida em Alexandria por volta de 70 ou 69 AC no Egito, Cleópatra foi a última rainha do Egito e a última governante do reino ptolomaico fundado por Ptolomeu I Sóter, um general grego macedônio de Alexandre o Grande. O período ptolomaico se estendeu por quase 300 anos e é a mais longa dinastia egípcia antiga.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.