CRDH
Caros apoiadores,
Como sabemos, estamos vivendo um momento político delicado no país, no qual diversos movimentos sociais e lideranças estão sendo criminalizados. Em Santa Catarina, não tem sido diferente: lideranças sem-terra, atingidos pelas barragens, indígenas, quilombolas, estudantes, professores, entre outros, têm sido alvo constante de ameaças e intimidações de setores dominantes, muito embora se tratem de lutas em defesa de direitos consagrados pela Constituição Federal.
Neste sentido, em junho passado, foi realizado um Seminário Contra a Criminalização dos Movimentos Sociais, na Assembleia Legislativa, no qual tivemos a oportunidade de ouvir os depoimentos pessoais de algumas dessas lideranças, bem como compreender a urgência de unir esforços coletivos para garantir a continuidade das lutas e a integridade dos companheiros ameaçados.
Em Florianópolis, um dos grupos ameaçados são os companheiros da Ocupação (agora Comuna) Amarildo de Souza. Nos últimos dias, temos acompanhado o agravamento de algumas dessas ameaças, fazendo-se necessária uma ação conjunta de todas as forças humanitárias da nossa região, a fim de avaliarmos esta situação, em especial, e tomar medidas condizentes com a gravidade da situação.
Por isso, estamos convidando sua instituição e/ou organização para uma reunião ampliada da Frente de Apoio à Comuna, para o dia 13 de novembro (terça-feira), às 15h30, na sede do Centro de Referência em Direitos Humanos, que fica na Rua Silva Jardim, 113, Bairro Prainha (em frente ao Hotel Veleiros).
Sua presença é fundamental para fortalecermos as ações e encaminhamentos que se colocam necessários, neste momento, face ao crescimento da intolerância, da criminalização e do desrespeito frontal aos direitos humanos.
Centro de Referência em Direitos Humanos – Florianópolis/SC
CRDH – Centro de Referência em Direitos Humanos de Florianópolis Estamira Gomes de Souza