A Comissão da Anistia do Ministério da Justiça e a Comissão Municipal da Verdade de Florianópolis têm a honra de convidá-lo para participar do Ato Solene de Inauguração do “Monumento ao Nunca Mais”, uma homenagem à resistência e à luta pela anistia, que acontecerá às 16:30 horas do dia 30 de outubro de 2014.
A programação compõe o Ciclo de Atividades da Comissão de Anistia no contexto do cinquentenário do golpe no Brasil e o Congresso Internacional dos Direitos Humanos “Barbárie ou Civilização. Os 23 Anos do Movimento Direito Alternativo”.
O Marco integra o projeto “Trilhas da Anistia – Marcas de Caravanas e Recontes de Histórias”, uma parceria entre a Comissão de Anistia no âmbito do Projeto Marcas da Memória e a ONG Agência Livre para a Informação, Cidadania e Educação (ALICE), que prevê a instalação de dez monumentos por diversas cidades do país. O projeto possui o propósito de resgatar a memória da repressão e das lutas populares contra atos lesivos aos direitos humanos praticados por regimes de exceção vividos no Brasil entre os anos de 1946 e 1988, contribuindo para a impressão de marcas permanentes sobre a história dos locais por onde passa.
Na oportunidade será lançado o livro “AI-5 na academia: o Manual do Lead usado pelos golpistas de 1964 para punir o ensino de Jornalismo”, da jornalista Roseméri Laurindo e também haverá uma exposição de fotos alusivas ao tema.
O evento contará com a presença de representante do Ministério da Justiça, Tiago Balem da ONG ALICE, da artista plástica Cristina Pozzobon e da escritora Roseméri Laurindo.