A árvore de Guernica
O carvalho de Guernica é o símbolo mais universal dos bascos. Sob a sua sombra se celebravam as assembleias das Juntas Gerais, às quais compareciam representantes dos diferentes municípios de Bizcaia.
O Tronco Velho, situado no jardim e rodeado de colunas, é o representante mais antigo que chegou até hoje, embora haja documentação de exemplares mais velhos. Em 1860 foi plantado seu sucessor que permaneceu frente à tribuna até 2004. Em 2005 foi plantado, com 19 anos de idade, o carvalho atual. Desse jeito, o seu significado simbólico continua se perpetuando igual que a alma de Euskal Herria (o país dos bascos).
O bombardeio
Na segunda-feira 26 de abril de 1937, plena Guerra Civil Espanhola, os aviões nazistas da Legião Condor bombardearam a cidade e mataram mais de 40 % da população. Os falangistas franquistas tentaram atribuir o massacre aos republicanos.
A escolha da pequena Guernica deveu-se a vários motivos. A cidade era um alvo fácil, sem proteção antiaérea, além de não ter uma população numerosa. Além disso abrigava um velho carvalho (Guernikako arbola) embaixo do qual os monarcas espanhóis ou seus legados, desde os tempos medievais, juravam respeitar as leis e costumes dos bascos, bem como as decisões da batzarraks (o conselho basco). Como o levante de Franco foi também contra a autonomia regional, a destruição de Guernica serviria como uma lição a todos os que imaginavam uma Espanha federalista ou descentralizada.
O Mural de Picasso
O Governo da Frente Popular pediu para o pintor, que morava em Paris, para que fizesse algumas telas para arrecadar fundos para a República. Terminou o mural em 5 meses numa tela de 350,5 x 782,3. Hoje em dia, o quadro encontra-se no Museu Reina Sofía de Madri, enquanto em Guernica tem uma reprodução em cerâmica.
À obra picassiana foi acrescentada a inscrição «Guernica Gernikara» (em espanhol, «O Guernica para Guernica»), como lema do movimiento a favor de trazer a obra original para a cidade.
Fotos da cidade de Guernica
“Guernica é a aldeia mais feliz do mundo. Seus assuntos são governados por uma junta de camponeses que se reúne sob um carvalho e sempre tomam as decisões mais justas.” Jean Jacques Rousseau (1712-1778)
Com esta matéria nos despedimos da nossa viagem à Palestina, Paris e o País Basco.
Fotos: Tali Feld Gleiser.
Fontes
http://www.jjggbizkaia.net/home/index.asp?stridioma=c
http://es.wikipedia.org/wiki/Guernica_y_Luno#Monumentos
http://educaterra.terra.com.br/voltaire/mundo/guernica_eta.htm
Obrigada Tali, com você viajamos, aprendemos e nos emocionamos sempre. beijos
Qué lindo todo! Qué emocionante! En poco más de dos meses comienzan las fotos de nuestra Florianópolis y del Sur de la Patria Grande.