Frente de Apoio a Comuna Amarildo
Inclui informe e relato de Carmen Susana Tornquist.
Segue relato síntese da reunião ocorrida no dia 22 de julho, terça feira, as 19 horas, no SINTESPE.
1) Informes: Pepe fez vários informes sobre a situação da comuna, falta de luz, obtenção provisória de um pequeno gerador, reuniões com Ministério Publico, apoio do Centro de referencia em Direitos humanos , ASA, Mutirão dos estudantes de arquitetura, reunião dom Lesera(CCA) e reunião com o INCRA. Relato das visitas aos sindicatos, Tb.
Debateu-e porque o INCRA tem demorado tanto em fazer a demarcação da área, o que dificulta enormemente a organização interna da comuna( construção das casas, etc) . A coordenação ainda não tem o documento legal que trata este assunto, o que dificulta a atuação de uma medição feita por outro topógrafo etc. O grupo se dispôs a ir junto e pressionar de diferentes maneiras) o INRA para que faça sua parte. A reunião com a ASA(ação arquidiocesana) que poderá ajudar na elaboração de projetos de economia solidaria., e os projetos de trabalho a serem desenvolvidos. Num primeiro momento, não é possível contar com os recursos de linhas de credito e outros do governo, por isto neste momento este tipo de atividade terá grande valia.
Discutiu-se sobre os limites(mas, a necessidade) dos caminhos institucionais).
O incra insiste em obter uma lista dos moradores da Comuna par dar inicio as demais atividades que lhe cabe,. A coordenação entende de outra forma, e na reunião com o Japa( Incra) pretendem resolver isto.
2) Relato da organização da FESTA: confirmada para dia 2, no rancho do Neco, como grupo de samba Coro de Gato, e DJ Alexandra Peixoto. Os convite se cartaz estão sendo feitos pelo Cineamarildo( Gabriela) e já poderão ser vendidos nesta semana, será feita divulgação pelo face book e listas. Preço a 20 reais(mas negociável), sendo que a faxina será feita por nós mesmos. Gabriela e Cristovam estão responsáveis pela impressão e controle dos ingressos. A comida será feita por uma cozinheira da Ocupação, que Tb. Ajudará na listagem dos ingredientes. Cristóvam fará a compra dos ingredientes, no sábado dia 2. A segurança será feita por membros da ocupação, Tb. Será feita uma banquinha para venda de adesivos, livros a serem doados pelo escrito paulino Jr e Tb. Camisetas da ocupação. A equipe de organzição estará no local a partir das 15 horas e a festa começará as 18 horas, indo ate as 24 horas. Ficou calro que enste momento a festa e para angariar fundos, mas que será feita outra, posteriormente, na própria ocupação e talvez, um festa das ocupações, no futuro, em lugar e data mais acessível aos protagonistas dos movimentos. Na terça feira da semana que vem será fechado os últimos detalhes e o dinheiro dos ingressos antecipados já enviado para os moradores que gastaram com o frete.
3) Finanças e andanças pelos sindicatos etc: Susi e Adalberto centralizarão provisoriamente a parte da tesouraria geral da frente, tendo em vista a necessidade de uma controle sobre isto. Irão fazer um outra começar pela quarta feira, em sindicatos, com a carta aos camaradas em mãos e uma certa pressão sobre os companheiros. Será aberto um livro ouro com as doações, tb. Há dificuldades em obter o apoio que se esperava dos sindicatos.
4) Para construção do barracão coletivo, para armazenamento dos mantimentos, e realização de reuniões, Adalberto lembrou e já resolveu, na reunião mesmo, doar os materiais de sua casa, em São Miguel Claudio e Maruim, presentes na reunião, ficaram de ver pessoas da ocupação para fazer o desmonte e levar estes materiais para lá. Gert Tb. Lembrou de empresas que trabalham com madeiras acessíveis, e ficou de enviar o endereço a todos.
5) Foi discutida a necessidade de em uma nova reunião, tratar dos objetivos da frente de apoio , bem como regularidade das reuniões. E preciso ter claro o que o grupo pode e deve fazer, e o que corresponde a ocupação mesmo, lembrando que foram tiradas novas comissões na semana passada.
6) Tb. foi encaminhado tratar da gazeta Amarildo 3 com urgência., bem como fechar a carta aos moradores para ampla divulgação na região. Esta carta esta praticamente pronta, faltando fechar alguns detalhes.
7) Fixemos uma pequena discussão sobre a existência de terras comunais na região de águas mornas e santo amaro, a luz do livro do prof. nazareno e de outros materiais disponíveis, que tratam da colonização do litoral catarinense.
8) A próxima reunião ficou marcada para dia 29 de julho, TERÇA FEIRA AS 19 HORAS NO SINTESPE.