Cubanos recordam em Haiti legado de ilustres revolucionários

maceo-cheDiplomatas e funcionários cubanos em Haiti renderam tributo hoje a Antonio Maceo e Ernesto Che Guevara, destacadas figuras revolucionárias de seu país.

A propósito da celebração amanha dos aniversários 169 e 86 dos respectivos nascimentos de ambos o heróis, se destacou no ato a herança deste homens, disseram a Prensa Latina fontes da Embaixada de Havana aqui.

Maceo e Che levam consigo um sol de vontades na frente e andam veloces para continuar o combate, disse a conselheira da sede diplomática, Liliana García.

Conhecido como o Titan de Bronze, Maceo lutou nas guerras de Cuba contra o colonialismo espanhol a finais do século 19, foi um dos seus chefes militares mais prominentes e morreu em combate 7 de dezembro de 1896.

O Guerrilheiro Heroico, argentino cubano, Che, somou-se no México aos futuros expedicionários do iate Granma para lutar contra a ditadura de Fulgencio Batista, quem fora derrotado pelos revolucionários 1 de janeiro de 1959.

Depois do triunfo da Revolução, Che ocupou diversas responsabilidades na condução do novo país, e como exponente elevado do internacionalismo viajou para Bolívia, onde fora assassinado 9 de outubro de 1967, um dia depois da sua captura em combate.

Fonte: Prensa Latina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.