Seminário Mulheres LBT debate políticas sociais

    e3f40a210251bfb4912b37a190f3855053fe1ce6Por Rossana Espezin.

    Cerca de 40 lideranças participaram, segunda-feira (9), da abertura do Seminário Mulheres LBT (Lésbicas, bissexuais, transexuais), às 15h, no auditório da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira. A palestra inaugural foi da advogada, professora universitária e colaboradora da ONU, a venezuelana Tamara Adrian. Na terça-feira (10), o painel “Feminismos e Identidades do Gênero” vai abrir o evento que terminará quarta-feira (11), na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

    A enfermeira Carmem Lúcia Luiz, uma das organizadoras, ressaltou a importância de reunir tantas pessoas com informações de diferentes setores de um mesmo movimento. A coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres em Florianópolis, Dalva Kaiser, afirmou que novas campanhas LGBT estão sendo encaminhadas: “Eu vejo que o Poder Executivo está bem aberto e que tenho liberdade e autonomia para trabalhar”. A representante do Grupo Acontece Arte Política LGBT, Carla Salasario Ayres, ressaltou a qualidade dos debatedores da tarde que representam a militância, a acadêmica e os movimentos sociais. “Isso é fundamental porque além de um debate formal é preciso mobilização LBT”, lembrou.

    A palestra Tamara Adrian, que também encerrará o Seminário, quarta-feira (11), na UFSC, com a palestra “A transexualidade a partir de uma perspectiva legal e de direitos humanos”, manifestou sua preocupação com o aumento do fundamentalismo, que ela classificou como a posição de diversos países que retomam diretrizes tradicionais, defendendo-as de forma absoluta. “Estão posturas parecem estar aumentando a perseguição racial e homofobia no mundo”, analisou a palestrante.

    Programação

    Data e local: 10 de junho – Auditório da Escola do Legislativo

    9h: Painel Feminismos e Identidades de Gênero

    Feminismos no Brasil: Suely Oliveira (Recife – PE)

    Mulher-mulher e outras mulheres: Ana Mello (Recife – PE)

    10h: Debate

    11h: Lesbofobia: Heleiana Heme´terio – Coletivo de Lésbicas Negras (Curitiba – PR)

    Transfobia: Keila Simpson – AtrasBA (Salvador – BA)

    Bifobia: Fernanda Celho – Coletivo BIL (Ipatinga – MG)

    14h: Grupos de Trabalho – Debatendo nossas demandas

    16h: Apresentação de leis já existentes e ou em tramitação na Alesc referentes ao tema LBT – Deputada estadual Ângela Albino (PCdoB)

    Data e local: 11 de junho (UFSCV – CFH – Sala 331)

    10h: Palestra A transexualidade a partir de uma perspectiva legal e de direitos humanos

    Tamara Adrian, da Universidade da Venezuela

    Fonte: Escola do Legislativo.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.