Por Redação do Desacato.info*.
No dia 03 de junho, jornalistas de todas as regiões do Paraná vestiram-se de preto e roxo e realizaram protestos de cinco minutos em várias cidades do Estado contra a ação dos donos dos veículos de comunicação. Eles bloquearam as negociações da Campanha Salarial 2014 e estão defendendo a proposta de diferenciação do piso salarial pago aos jornalistas da capital e aos do interior, o que foi recusado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor).
Com esse pretexto, os patrões se negam a negociar itens defendidos pelos trabalhadores, como reposição da inflação e aumento real, segurança no trabalho, questões relativas ao estágio, anuênios, entre outros.
Dados divulgados pelo Sindijor mostram que entre 2004 e 2013 o faturamento dos meios de comunicação no Brasil aumentou 191%, enquanto a inflação do período foi de 69%. Isso indica que a receita cresceu 72% acima da inflação. Por outro lado, os jornalistas tiveram um reajuste acumulado de apenas 70%, ou seja, apenas tiveram reposição da inflação do período. Nesse cenário, a tentativa de acabar com o piso unificado pode facilmente resultar em perdas salariais para a categoria.
Foto: Sindijor.
*Com informações do Movimento Luta Fenaj.