Brasília 22:19
Para surpresa dos comentaristas e analistas econômicos, Juan Carlos Varela, da aliança entre o Partido Panamenhista e o Partido Popular, de tendência socialdemocrata, vence a eleição contra o candidato ultra-conservador José Domingo Arias. O discurso contra os negócios de Martinelli e sua obsequente relação com Estados Unidos encontrou eco nos eleitores e marcou, como na Costa Rica, uma nova surpresa eleitoral em América Central.
————–
Brasília 21:09
O chamado ‘voto silencioso’ parece inclinar-se ao candidato da oposição, o socialdemocrata Juan Carlos Varela, com quase um 50% dos votos contabilizados, mantém quase um 8% dos votos de vantagem frente ao candidato do atual governo, José Domingo Arias, cuja vice é a esposa do atual presidente, Ricardo Martinelli, Marta de Martinelli.
————— Brasília 20:32 Com 24% dos votos contabilizados, o candidato de oposição, Juan Carlos Varela, aliança Partido Panamenhista e Partido Popular, leva 7% de vantagem sobre o candidato do Governo. ————- Brasília 17:57 Foi instalada, apenas horas atrás, na sede do Parlatino a Junta Nacional de Escrutínio. A instalação aconteceu frente a representantes de todos os partidos políticos e observadores internacionais. ————— Brasília 16:58 Sendo as 14:58 no Panamá, a eleição nacional continua se desenvolvendo em calma com bom fluxo de votantes. A Constituição panamenha garante o voto aos presidiários. A Comissão de Justiça e Paz supervisiona a votação dos presos em todo o território.
—————
Brasília 14:15
O candidato independente a deputado, Alvin Weeden, anunciou que impugnará os resultados das mesas de votação no colégio José Remón Cantera da Capital. Exatamente ali é onde, por primeira vez, os panamenhos exercem o voto eletrônico.
O ex-presidente, Martín Torrijos, filho do líder nacionalista e progressista Omar Torrijos, que lutou pela soberania do Canal do Panamá e morreu de forma misteriosa, afirmou: “… hoje é o dia que temos o futuro dos nossos filhos na mão… é a oportunidade de decidir e votar pela dignidade e a democracia”.
—————-
Brasília 12:30
Acaba de exercer o voto o presidente do Panamá, o conservador e dono de rede de supermercados, Ricardo Martinelli.
O fluxo de votantes é muito grande e mais da metade dos votantes não se identificam nem com bandeiras nem outros objetos de partidos. Há um ‘voto silencioso’ segundo destacam as rádios panamenhas, maior do esperado.
————–
Brasília 12:11
O candidato opositor Juan Carlos Varela, da aliança Partido Panamenhista e Partido Popular, acaba de exercer o voto.
No momento de votar chamou à unidade do Panamá depois da eleição.
Os observadores internacionais informaram que não deverão fazer um relatório específico. Apenas observam o processo.
——————————————–
Brasília 11:30
O candidato progressista que representa os setores do campesinato, estudantes e trabalhadores, Genaro López, Frente Amplio por la Democracia (FAD), acaba de votar acompanhado dos seus seguidores.
A candidata à vice-presidência pela los partidos conservadores, e esposa do atual presidente, Marta de Martinelli também votou, minutos atrás.
Por primeira vez o voto é eletrônico no istmo.
——————————————————-
Brasília 11:10
Com informação de Nodal.am
Os candidatos à presidência do Panamá são:
José Domingo Arias, que lidera uma aliança conservadora formada por Cambio Democrático (CD) e oMovimento Liberal Republicano Nacionalista.
Hoje os panamenhos escolhem presidente, vice-presidente da República, escolhem 77 prefeitos, 71 deputados, 648 vereadores, setes procuradores e 20 deputados para integrar o Parlamento da América Central – Parlacen.
2 milhões 457 mil 401 pessoas estão habilitadas a votar em território panamenho.
Foto: Fernanda Ferrer – La Prensa