Na sexta-feira (28), o movimento sueco Planka.nu, que luta por transporte público gratuito no país, anunciou uma homenagem ao Movimento Passe Livre de São Paulo. O coletivo entrou em contato com um representante do MPL via Skype para dar a notícia, e depois publicaram uma foto com o prêmio. A homenagem foi feita em comemoração ao Dia Nacional Pela Luta Rumo ao Passe Livre da Suécia.
“O MPL ganhou por causa dos protestos no verão passado que abalou o Brasil, a FIFA e o mundo”, disse Christian Tengblad, do Planka.nu. “Além disso, o movimento continua em frente na oposição à Copa do Mundo dos homens corruptos e na sua luta pelo transporte público gratuito”, completou.
O MPL anunciou por Facebook a vitória pelo prêmio. “Agradecemos e manifestamos toda a solidariedade”, foi publicado.
Os outros indicados à homenagem eram Nioosha Shams, criador de uma jaqueta que colocou o ato de quebrar catracas na moda, a Estocolmo Alliance, que vai reduzir o espaço dos carros pela metade em Götgatan, e a campanha Plankamedmig.se, que ajudou na solidariedade entre passageiros pagantes e não-pagantes.
Passe Livre em São Paulo
Entre o dia 6 e o dia 18 de junho de 2013, o MPL conseguiu levar milhares de paulistanos às ruas para protestar contra o aumento da tarifa do ônibus e do metrô. Os seis atos que pediam a revogação do aumento ficaram conhecidos como Jornadas de Junho.
A mobilização pelo transporte também reverberou em outras cidades brasileiras. Em Goiânia e Porto Alegre, a revogação do aumento da tarifa chegou mais cedo. Já em São Paulo e no Rio de Janeiro, a vitória do movimento foi anunciada no dia 19 de junho.
Fonte: http://www.revistaforum.com.br/blog/2014/03/mpl-recebe-premio-sueco-de-luta-contra-tarifa/
Muito legal!!POR UMA VIDA SEM CATRACAS!