Eleições Parlamentares na Colômbia. Siga os reportes.

  1. Colombia vota

Informes especiais de Gina Escheback , para Desacato.info

Brasília 20:30

Mesas fechadas e contagem de votos iniciada na #Colômbia

16 h locais fecharam as mesas de votação e procedeu-se a eliminar o material não utilizado, e à contagem de votos.

O Registro Eleitoral instalou 10.727 centros de votação nos 1.102 municípios do país para atender os aproximadamente 32 milhões de eleitores aptos para votar nestas eleições, que em geral aconteceram em calma.

Instalaram-se por primeira vez 8.500 “biométricas” para verificar a identificação com o fim de impedir a substituição de cidadãos, mas, em alguns locais a biométrica apresentou problemas.

Houveram 2.324 candidatos postulados para as 102 cadeiras do Senado e 166 para a Câmara de Representantes e as 5 do Parlamento Andino.

Também, os votantes puderam participar numa “consulta interna pré-presidencial” da Aliança Verde para escolher seu candidato às eleições presidenciais do próximo 25 e maio.

Segundo o Registro Eleitoral do Estado Civil às 10 pm, hora local, 0 h desta segunda-feira no Brasil, teremos os resultados irreversíveis.

—————————————————–

Brasília 19:45 Concluíram as eleições para o Congresso colombiano em calma. Neste momento estão escrutando os votos com boletins a cada 10 minutos.

Observa-se um pobre desempenho dos setores da esquerda, dividida em vários partido e setores e um apoio aos candidatos do Presidente Juan Manuel Santos.

Alguns setores da esquerda e centro-esquerda podem ter apoiado Santos, para inibir a vitória dos candidatos do ex-presidente de ultra-direita e vinculado ao para-militarismo, Álvaro Uribe Vélez.

____________________________

Brasília 17:50h

Missão da OEA percorre centros de votação

Quase no final da jornada eleitoral, a OEA divulgou uma foto da sua missão observadora que verificou a transparência das eleições parlamentares na Colômbia

“O Chefe da Missão Observadora Eleitoral da Organização dos Estados Americanos (MOE/OEA) para as eleições parlamentares na Colômbia, José Antonio Viera-Gallo, percorreu hoje centros de votação em Bogotá.

Viera-Gallo, quem foi  designado pelo Secretário Geral da OEA, José Miguel Insulza, foi acompanhado pelo Diretor do Departamento para a Cooperação e Observação Eleitoral da OEA, Gerardo de Icaza, e o Vice-Chefe da Missão, Alejandro Urízar.

A Missão enviou um total de 27 observadores a cinco departamentos do país, onde observará hoje distintos componentes do processo, incluindo a organização eleitoral, o uso de tecnologia, a igualdade de gênero e o financiamento das campanhas. Assim que a Missão finalizar, presentarã um relatório ao Conselho Permanente que incluirá recomendações com o objetivo de contribuir ao aperfeiçoamento do sistema eleitoral colombiano” informou a OEA num comunicado na sua página web epor correio eletrônico.

A Missão de Observação Eleitoral (MOE) disse que recebeu neste domingo 104 denúncias de possíveis irregularidades nas eleições, e a Procuradoria Geral da Nação  já recebeu 160 denúncias de crimes eleitorais.

oea veeduria
Foto: OEA

Gina Escheback

———————————————————————————

Brasília – 14h

Colombianos já estão votando no exterior

No Consulado da Colômbia em Buenos Aires, Argentina, já se vem, na sua maioria, jovens colombianos votando nas eleições legislativa de hoje. Desde cedo as portas da missão consular estão abertas para que os colombianos residentes na Argentina possa eleger um representante à Câmara pelos “colombianos no estrangeiro”, votar por um Senador nacional e por um representante para o Parlamento Andino.

Gina 2

Assim como a jovem afro-colombiana Yerica (foto) que reside na Argentina, muitos cumpriram com se dever de cidadãos. Na Argentina se estimam em arredor de 100 mil os colombianos, na sua maioria estudantes de pós-graduação, trabalhadores e refugiados políticos.

Nos últimos anos e por falta de políticas públicas para promover a educação superior gratuita na Colômbia, muitos jovens fugam seu talento para o país austral, onde pode aceder a educação de qualidade e gratuita. Outras famílias fogem do conflito e perseguições, especialmente por serem militantes da esquerda.

Foto: Ariel Schwab

——————————————————————————————

Gina Escheback (Claudia Quintero),

Às 9 am hora local de hoje, as mesas abriram para que os cidadãos exerçam seu direito ao voto em todo o território nacional, nestas eleições legislativas 2301 candidatos se oferecem para o Congresso da República (Senado e Câmara de Representantes) por todos os partidos e com o aval da Registro Nacional, instância encarregada de regular e executar o processo eleitoral.

A novidade para este ano é o uso da biometria (foto ), um sistema de leitor da marca eletrônica do dedo do eleitor, implementado para eliminar a fraude por meio da substituição, em especial de pessoas falecidas, prática muito comum no país.

Aguardam-se eleições tranquilas, embora já se denuncia que mais de uma centena de candidatos são herdeiros de políticos condenados por “para-militarismo”  (grupos armados da ultra-direita) ou têm nexos com  grupos armados paramilitares, e se estima que um grande número de candidatos com estes antecedentes poderiam ganhar nestas eleições.

O presidente Juan Manuel Santos fez um convite aos cidadãos a votar e muito cedo exerceu o sufrágio.

Foto: Registrador Nacional faz uso da “biometria”

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.