MAB e Fórum Teles Pires apresentam curta-metragem em festival

O documentário “UHE Sinop x Assentamento 12 de outubro”, segundo vídeo da Forest Comunicação selecionado para o Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá –Cinemato, foi exibido na quarta-feira (25/02).

curta

No Anfiteatro do Espaço CDL estavam presentes diversos atores do cenário socioambiental mato-grossense para prestigiar o curta produzido em 2013. Jefferson Nascimento, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) apresentou o vídeo em nome do diretor Thiago Foresti.

Ele falou que o documentário foi importante para a inclusão do Assentamento no Plano Básico Ambiental – PBA, que define as ações e programas que as empresas devem tomar quando operam um empreendimento que causa impacto ambiental negativo. Nascimento reconheceu o trabalho voluntário da Forest. “O vídeo é um exemplo de como o audiovisual pode contribuir para uma causa social”, disse ele.

Nascimento veio à Cuiabá especialmente para a apresentação do documentário. Em sua fala ele ressaltou que a situação do Assentamento 12 de outubro é um bom exemplo do processo de licenciamento das hidrelétricas. “Situações como essa acontecem diariamente em diversas partes do Brasil onde milhares de famílias se veem desalojadas para dar lugar a empreendimentos de infra-estrutura”.

No momento, o Ministério Público Federal está contestando o PBA. A exibição do vídeo no Cinemato foi importante para que a situação do assentamento e do processo de licenciamento de hidrelétricas seja conhecida por um público maior do que apenas as redes socioambientais.

Confira o vídeo:

Fonte: MAB

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.