O Premier ICArabe celebra os dez anos do Instituto da Cultura Árabe e exibe produções nacionais e latino-americanas com temáticas da região
Por Aurea Santos.
Filmes brasileiros e latino-americanos com temáticas árabes inéditos no país serão exibidos na capital paulista a partir do dia 03 de fevereiro. As produções integram o Premier ICArabe, mostra de cinema que marca o início das comemorações dos dez anos do Instituto da Cultura Árabe.
“A ideia do Premier ICArabe é ter a oportunidade de lançar filmes. Há uma produção crescente com a temática árabe”, destaca Geraldo Campos, diretor cultural do ICArabe e curador do projeto. “É também uma oportunidade de puxar debates e dinamizar o calendário do cinema árabe para o ano inteiro”, diz.
Ele explica que há uma grande demanda do público por produções árabes, mas que há muitas pessoas que não conseguem acompanhar toda a programação da Mostra Mundo Árabe de Cinema, evento produzido há oito anos pelo instituto.
O filme que abre o Premier ICArabe é Nem Sempre Me Vesti Assim, da brasileira Betty Martins. A produção aborda o uso do véu entre mulheres no Reino Unido. Com trinta minutos de duração, a produção mostra a história de três mulheres que optaram pelo uso do véu. Uma delas é francesa e convertida ao islamismo.
Após a exibição da obra, que acontece às 20h no dia 03 de fevereiro, no Centro Cultural Banco do Brasil, haverá um debate com a antropóloga Francirosy Campos, coordenadora do Gracias (Grupo de Antropologia em Contextos Islâmicos e Árabes) no departamento de Psicologia da Universidade de São Paulo. O filme também poderá ser visto do dia 05 ao dia 09, no mesmo local.
“Este debate do primeiro filme foca em discutir preconceitos, estereótipos e a representação [do árabe] na mídia. Aborda a questão da mulher, do uso do véu, fazendo um debate sobre o gênero”, ressalta Campos.
Ele diz que também está trabalhando para levar a mostra para outros municípios, além de São Paulo. “A intenção é ampliar as atividades (do ICArabe) para outras cidades do Brasil. As pessoas nos procuram para organizarmos mostras de cinema. Vamos dar mais divulgação do cinema árabe para o público brasileiro”, conta. A lista de filmes que será exibida durante o evento ainda não está fechada.
Segundo o diretor, o ICArabe está preparando uma série de outros eventos para a comemoração de seus dez anos, mas a agenda ainda não pode ser divulgada.
Serviço
Premiere ICArabe – exibição do filme Nem Sempre Me Vesti Assim, de Betty Martins
Estreia: dia 3 de fevereiro, às 20h, com debate com antropóloga Francirosy Campos
Em cartaz: de 5 a 9 de fevereiro, às 12h30
Onde: CCBB – Centro Cultural Banco do Brasil – Rua Álvares Penteado, 112 | Centro | São Paulo | Tel. (11) 3113-3651/ 3113-3652 | www.bb.com.br/cultura
Quanto: grátis (é necessário retirar ingresso com até uma hora de antecedência)
Lugares: 70
Fonte: Ópera Mundi.