Finalmente tem enquete nova no blog: andei pensando sobre os ruralistas, estes grandes proprietários de terras, com grande força no Congresso, que se gabam de alimentar o Brasil. Mas como isso pode ser verdade se, segundo o IBGE, 70% dos alimentos consumidos no País vêm de pequenos agricultores? E mais: a pequena agricultura é responsável por 85% dos trabalhadores rurais no país, embora ocupe apenas um quarto da área destinada à agropecuária. Os outros três quartos se concentram nas mãos de grandes latifundiários, que, na maioria dos casos, produzem para exportação.
Então para que, afinal, servem os ruralistas, se não alimentam o povo e não empregam tantas pessoas? Só existem para impedir que tenhamos reforma agrária e que os índios conquistem seu chão? Dizem que o agronegócio é necessário para equilibrar a balança comercial. E isso é mais importante do que alimentar o brasileiro e dar terra a quem precisa dela? Qual é, enfim, o papel social dos ruralistas? Me digam vocês. A nova enquete está aqui: http://socialistamorena.cartacapital.com.br/para-que-servem-os-ruralistas/
O resultado da última enquete: a imensa maioria dos leitores do blog respondeu que não é necessário ser filhinho de papai para ser reaça. Que coisa! Isso me surpreendeu, porque para mim ser pobre e de direita é ter síndrome de Estocolmo. Ou não é?
Fonte: Socialista Morena.
Charge: Carlos Latuff