Por Sally Satler.
Um domingo desses saí para um pedal com algumas amigas, partindo de Blumenau para Indaial, na região do Encano. É um lugar lindo, estrada de chão, muita área verde com aquelas ‘casas de vó’, ótimo para pedaladas tranquilas e paradas para contemplar e fotografar.
Num desses bate-papos o assunto foi uma igreja no Encano, abandonada no meio de uma imensa área verde, que desperta a curiosidade de muitos, pois há poucos metros foi construída outra igreja, nem tão maior, e muito mais sem graça que esta antiga igreja abandonada.
Logo uma amiga me confidenciou o mistério, contado a ela por um conhecido que soube através de seus parentes que moravam na região.
“Guria, tu não sabes a história dessa igreja? Chega a me dar arrepios quando passo por ela, uma coisa ruim” – me confidenciou com aquela expressão assustada. “Foi na década de 40, parece que o padre engravidou uma das moças da comunidade, que era noiva de um rapaz daqui. Quando apareceu a barriga, ela teve que contar tudo para o noivo”.
“E o que aconteceu?” – Perguntei.
“O noivo, enfurecido, entrou na igreja e matou o padre e a noiva, depois se matou com um revólver.” – E como quem comenta sobre o prato do almoço, continuou. – “O túmulo do padre fica bem ao lado da igreja”.
“Mas isso é verdade mesmo?”
“Não sei, os antigos daqui só dizem que a igreja foi abandonada porque compensava fazer outra nova ao invés de reformá-la. Mas um amigo entrou na igreja para fotografar, e disse que tudo parece estar intacto, não havia nada que indicasse risco de desabamento.”
Esta semana passei pela igreja novamente e senti um calafrio ao lembrar do suposto assassinato e suicídio que aconteceu lá dentro. Mas estou criando coragem para entrar nessa igreja e investigar os seus mistérios… Quem sabe?
Aos nossos vizinhos de Indaial, eu pergunto: esse ‘causo’ é ou não uma lenda?
Foto: Reprodução