Por Ana Yumi Kajiki.
Ciclo de conferências do filósofo húngaro no Brasil marca o lançamento dos livros O conceito de dialética em Lukács, Para uma ontologia do ser social II e Gÿorgy Lukács e a emancipação humana.
O filósofo húngaro István Mészáros, professor emérito da Universidade de Sussex e um dos mais destacados pensadores da atualidade, visita o Brasil em novembro para lançar livros e participar do ciclo de conferências “A dialética em Lukács e o enigma do Estado”, promovido pela Boitempo Editorial em parceria com a Pontifícea Univesidade Católica de São Paulo (PUC-SP), a Universidade Estadual Paulista – Campus de Marília (UNESP), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal de Goiânia (UFG). Os eventos acontecem nas cidades de São Paulo, Marília, Belo Horizonte e Goiânia, entre os dias 18 e 28 de novembro.
A primeira cidade a receber Mészáros é São Paulo, no dia 18 de novembro. Ele se apresenta no TUCA, da PUC_SP, às 19h. Em seguida, no dia 21 de novembro, às 19h30, realiza conferência no interior paulista, no anfiteatro da UNESP-Marília. Em Belo Horizonte, o filósofo húngaro apresenta conferência no dia 26 de novembro, às 14h, no Auditório Nobre do CAD1 da UFMG. O encerramento de suas atividades acontece em Goiânia, no dia 28 de novembro, às 14h, no Centro de Cultura e Eventos da UFG.
Principal intérprete do pensamento de Lukács e um de seus maiores discípulos, Mészáros aproveitará sua vinda para lançar o livro O conceito de dialética em Lukács, considerado por José Paulo Netto (professor da UFRJ), “um dos melhores e mais criativos estudos já publicados sobre a concepção de dialética que se articula e se desenvolve no conjunto da obra de György Lukács”. Com a intenção de facilitar o estudo da obra multiforme e altamente complexa de Lukács, Mészáros instaurou uma matriz interpretativa para o trato do pensamento do filósofo conterrâneo para tecer uma análise critica de seu legado. A perspectiva de Mészáros é privilegiada, pois, do final da década de 1940 e até a morte de Lukács, em 1971, cultivou uma relação ímpar com o seu mestre, com intensa troca entre os dois. O inicialmente jovem discípulo desenvolveu um trabalho teórico que combinou o reconhecimento da grandeza teórica e humana de Lukács com uma vigorosa autonomia intelectual. O livro é inédito no Brasil, assim como o tão aguardado segundo volume de Para uma ontologia do ser social, de Lukács, que completa a publicação iniciada em 2012, um dos maiores projetos editoriais da Boitempo.
Na ocasião também será lançado outro livro de peso sobre Lukács, György Lukács e a emancipação humana, coletânea organizada por Marcos Del Roio (org.), que aborda a contribuição do filósofo húngaro para o marxismo no Brasil e em vários outros países, com ensaios dos principais especialistas brasileiros e internacionais, como José Paulo Netto, Antonino Infranca, Nicolas Tertulian, Miguel Vedda e Ester Vaisman, entre outros.
Serviço
Ciclo de Conferências “A dialética em Lukács e o enigma do Estado”, com István Mészáros
São Paulo
18 de novembro | 19h | TUCA | PUC-SP
Rua Monte Alegre, 1024, Perdizes | São Paulo – SP
Evento gratuito, não é necessário fazer inscrição.
Realização: Boitempo e PUC-SP
Apoio: Núcleo de Estudos de História, Trabalho, Ideologia e Poder da Pós-Graduação em História; Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ética e Direitos Humanos da Pós-Graduação em Serviço Social; Faculdade de Ciências Sociais da PUC-SP
Marília
21 de novembro | 19h30 | Anfiteatro do Campus | UNESP-Marília
Av. Hygino Muzzi Filho, 737, Mirante | Marília – SP
Evento gratuito, não é necessário fazer inscrição.
Realização: Boitempo, Faculdade de Filosofia e Ciências/Marília; Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Apoio: Núcleo de Estudos de Ontologia Marxiana (NEOM); GP Cultura e Política do Mundo do Trabalho; GP Pensamento Político Brasileiro e Latino-Americano; Instituto Caio Prado Júnior (ICP); Instituto Astrojildo Pereira (IAP).
Belo Horizonte
26 de novembro | 14h | Auditório Nobre do CAD1 | UFMG
Avenida Antonio Carlos, 6627, Pampulha | Belo Horizonte – MG
Evento gratuito, inscrições pelo e-mail [email protected]. Sujeito à lotação.
Realização: Boitempo e Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFMG
Apoio: UFMG, CEDEPLAR
Goiânia
28 de novembro | 14h30 | Centro de Cultura e Eventos | UFG
Avenida Esperança, s/n, Campus II – Samambaia | Goiânia – GO
Evento gratuito, não é necessário fazer inscrição.
Realização: Boitempo, Avante-UNB, Faculdade de Educação Física e Faculdade de Educação da UFG
István Mészáros
Filósofo
Autor de extensa obra, ganhador de prêmios como o Attila József, em 1951, o Deutscher Memorial Prize, em 1970, e o Premio Libertador al Pensamiento Crítico, em 2008, István Mészáros se afirma como um dos mais importantes pensadores da atualidade. Nasceu no ano de 1930, em Budapeste, Hungria, onde se graduou em filosofia e tornou-se discípulo de György Lukács no Instituto de Estética. Deixou o Leste Europeu após o levante de outubro de 1956 e exilou-se na Itália. Ministrou aulas em diversas universidades, na Europa e na América Latina e recebeu o título de Professor Emérito de Filosofia pela Universidade de Sussex em 1991. Entre seus livros, destacam-se Para além do capital – rumo a uma teoria da transição (2002), O desafio e o fardo do tempo histórico (2007) e A crise estrutural do capital (2009), publicados pela Boitempo. Durante visita ao Brasil em 2013 lançará o livro O conceito de dialética em Lukács.
Fonte: Boitempo Editorial
[email protected]