Por Vanessa Gonçalves.
Nesta quinta-feira (10/10), a TV dos Trabalhadores (TVT) e o jornal ABCD Maior, situados no mesmo prédio, realizaram demissões de funcionários.
Na TVT, cinco jornalistas deixaram a empresa. Há perspectiva de mais 12 cortes, já que a direção teria informado que 30% do grupo seria reduzido.
IMPRENSA apurou que, entre os demitidos, 17 serão da TVT. Apenas hoje, dez jornalistas deixaram o ABCD Maior.
O Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e a Fundação Sociedade Comunicação, Cultura e Trabalho —responsáveis pelos veículo — informaram que estão fazendo uma adequação no seu quadro de funcionários “como forma de poder garantir a continuidade sustentável do seu Projeto de Comunicação”.
“Essa decisão só foi tomada pela direção após diversas tentativas de encontrar uma alternativa financeira que viabilizasse a manutenção da estrutura inicial”, declarou, em comunicado, Valter Sanches, secretário de comunicação do sindicato e presidente da Fundação..
“Desde 2007, estamos aportando valores expressivos para manter esse projeto, no qual acreditamos, e cujo custo de operação é extremamente elevado”, acrescentou. “É importante lembrar que as entidades em questão não são empresas privadas, não visam lucro, e suas fontes de subsistência são limitadas à contribuição de seus sócios, uma vez que, até hoje, todas as suas tentativas de encontrar formas de sustentação externas não aconteceram como esperávamos.”
Fonte: Portal Imprensa