Florianópolis, 21 de agosto de 2013.
6 anos do Portal Desacato. Sem receber dinheiro de fundações, sem fazer lobbies para ganhar editais, sem tocar a porta das instâncias do poder, aqui estamos. Com paciência, anticapitalistas e anti-imperialistas, sem vergonha de tomar posição e, sobretudo, de abrir espaço para todos os que semeiam um Mundo Possível diferente deste que transitamos.
Desde 25 de agosto de 2007, quando era uma brincadeira desencantada da política orgânica, progressista por vocação humana, animal e natural, entendeu que seria parcial e não o ocultaria, faria o possível por envergonhar os supostos imparciais e neutros. Desacataria o que está escondido. Lançaria um exército de informações que não lhe caem da grande mídia aos descomunicados. Iria até o inferno para ver a outra cara do paraíso.
Desacato.info ainda está em processo de aprendizagem, busca, encontra e se desencontra. Tenta com paciência, vontade e inquietude, todas as formas de atravessar o muro da mentira. Postado na trincheira resistente sem se sentir vítima, porque ninguém lhe obriga a fazer o que faz, é feliz de ser.
Desacato virou coletivo, formou-se cooperativa, cresce entre sua classe, a trabalhadora. E cooperativo, devagar, começa a colocar as lutas, as disputas, as opiniões, palavras e ações dos trabalhadores, dos estudantes, dos diversos, todos os diversos. Observa os Direitos Humanos, visita as notícias da África, as rebeldias bascas, com a mesma intensidade que desfruta da inteligência dos seus chargistas; percorre o Brasil e o corpo da Pachamama.
E hoje fala de si. 6 anos sem faltar um dia só, entre oceanos de abraços e côrregos de lágrimas, nos permitiram estar aqui, com 22 companheiros jornalistas, comunicadores sociais, artistas e técnicos, construindo a 1ª Cooperativa de Produção em Comunicação e Cultura do Brasil. Só por isso, já valeu, vale e valerá a pena.
Obrigado aos leitores e colaboradores deste Outro Mundo Possível e Urgente!