“Palhaços” é a montagem profissional da Cia. de Arte Irreversível. É um drama ácido e inusitado, escrito e ambientado no início da década de setenta, auge da ditadura militar. Como o próprio autor escreveu, esse drama “revela o confronto de duas situações humanas: o homem integrado dentro do status quo aspirando a tradicional caminhada ao topo, e o homem-artista-ator, cujos valores encaminham-se contra a média, contra a estabilidade, porém ambos são esmagados pelo sistema, um deles sem o saber, e o outro consciente de tudo…”
A peça se passa no camarim do palhaço “Careta”, quando um espectador resolve vista-lo… e a partir desse momento inicia-se o embate das personagens, um jogo entre o palhaço de circo, consciente de sua situação, e o “Visitante”, palhaço de todo mundo, a toda hora e em qualquer lugar, e justamente por isso, sem consciência…
Timochenco, neste texto, mostra com maestria a técnica da inversão dos papéis, tão característica do psicodrama. E dentro deste universo não realista de representações de papéis, são trazidos à tona problemas quotidianos e existenciais.
Espetáculo: “Palhaços”
Autor: Timochenco Wehbi
Direção: Marcello Serra
Assistência de direção: Giseli Balestreri
Atores: Marcelo Porton (personagem “Visitante”) e
William Schmidt de Souza (personagem “Careta”)
Produção: Mitos Produções Artísticas e Cia. de Arte Irreversível
Dias: 22 e 23 de agosto (quinta e sexta) de 2013
Horário: 20h
Local: Teatro da Ubro – escadaria da Rua Pedro Soares, 15 – Centro – tel.: 3222-0529
Ingressos: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia entrada para estudantes, classe artística, professores e terceira idade)