Tóquio – A água contaminada da central nuclear de Fukushima que chega ao mar é um problema “urgente” e as autoridades vão reforçar as atividades para solucionar a questão, anunciou o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe.
“Estabilizar a central de Fukushima é nosso desafio. E, em particular, a água contaminada representa um problema urgente que provoca muita inquietação entre a população”, explicou Shinzo Abe durante uma reunião de um comitê de crise governamental sobre o tema.
O problema mais grave enfrentado há várias semanas pela empresa Tokyo Electric Power (Tepco) é impedir que a água subterrânea contaminada pela forte radioatividade alcance o Oceano Pacífico.
Nesta quarta-feira, uma fonte do ministério da Indústria (METI) afirmou à AFP que um novo vazamento de água radioativa para o oceano foi detectado recentemente.
“Segundo nossas estimativas, aproximadamente 300 toneladas de água escapam todos os dias. No entanto, não é certo que a água seja altamente radioativa. Nós pensamos que este vazamento dura dois anos”, disse a fonte.
A Tepco, que luta desde Março de 2011 para enfrentar as consequências do terremoto e tsunami que afetaram a central nuclear de Fukusima Daiichi, teve que admitir pela primeira vez no fim de Julho, que parte da água contaminada vazava para o mar.
Fonte: Angola Press