O ex-analista da Agência Nacional de Segurança estadunidense (NSA) Edward Snowden abandonou hoje a área de trânsito do aeroporto central de Sheremetievo para ingressar em território russo, indicaram fontes oficiais.
Mais:
Os órgãos de controle de fronteiras receberam os correspondentes documentos do Serviço Federal de Imigração (FMC) para permitir-lhe circular livremente nesta nação, informaram fontes desse órgão, citadas pela Itar-tass.
Snowden encontrava-se no referido terminal aéreo desde 23 de junho, quando chegou ali procedente de Hong Kong, onde denunciou o programa Prism da inteligência norte-americana para espiar Internet, chamadas telefônicas e correios eletrônicos.
Em16 de julho, o estadunidense de 30 anos apresentou uma petição oficial ao FMC de asilo temporário, ainda que seu advogado Anatoli Kucherena adiantou que seu cliente podia receber o asilo, renovável por um ano.
Kucherena indicou que o ex-agente da NSA se encontra em um lugar seguro e seu destino final poderia ser a América Latina.
Ontem, o advogado informou que gerenciava os documentos para permitir a viagem do pai de Snowden à Rússia.
Fonte: http://www.prensalatina.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1725171&Itemid=1