Acadêmicas da Udesc apresentam peça de teatro que fala sobre as mulheres

    uc-1-540x244Duas mulheres que no auge dos seus 30 anos se reencontram. Duas amigas com um desejo juvenil em comum, que agora, já maduras, enxergam a possibilidade de torná-lo realidade – ter uma banda de rock. Esse é o tema do espetáculo Universo Cabeludo, que se apresenta nos dias 26, 27 e 28 de julho na Casa de Teatro Armação, localizada no centro de Florianópolis, às 20h.

    O espetáculo, realizado pelo grupo de mesmo nome, Universo Cabeludo, estreou em novembro de 2012, após cerca de dois anos de processo, durante o 2º seminário “A Voz e a Cena” , realizado na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) por um grupo de pesquisadores de cinco universidades brasileiras, entre elas a Udesc.

    Atuam no espetáculo as atrizes Andréa Paris e Vívian Coronato, alunas de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT) da Udesc. Luanda Wilk – aluna do curso de Teatro, e Patrícia Leandra, também aluna do doutorado, somaram-se à Andréa e Vivian para a composição das músicas que integram o espetáculo. Alex Souza, responsável pela cenotécnica em conjunto com Fernando Guimarães, é mestre em Teatro pelo Centro de Artes.

    Foto: Divulgação

    Sobre o espetáculo
    As meninas que integram o espetáculo Universo Cabeludo sempre quiseram ter uma banda de rock. Agora, aos 30 anos de idade, elas enxergam o momento certo para realizar esse sonho, por meio das artes cênicas. Estas mulheres queriam falar do universo feminino e buscaram inspirações em poetisas, dramaturgas, cantoras e diretoras.

    No processo de criação da peça, muitas histórias das integrantes do grupo vieram à tona, e no espetáculo todo este processo de conversas, choros, risos, decepções, crises de TPMs, discussões e amores está presente. “Assim como toda a discussão do ser mulher, do feminismo, do machismo, do papel imposto à mulher pela mídia, da mulher objeto. Talvez o que nos frustre às vezes seja também a impotência que nós como mulheres sentimos diante de algumas situações. Mas certamente o que nos leva a ação é fato de acreditar que tudo isso possa ser modificado”, afirmam as integrantes do grupo.

    No entanto, o espetáculo não pretende trazer uma ampla discussão sobre o feminismo. “O feminismo está presente, sim, porque faz parte de nosso ser mulher, atriz, estudante, namorada, irmã, filha, etc. Lutamos pelo empoderamento feminino, sim, certamente que sim! Mas Universo Cabeludo é antes de tudo e, sobretudo, um espetáculo teatral. Nosso campo é o da arte, da metáfora, da poesia, da criação”, complementa o grupo.

    Sobre o grupo
    Universo Cabeludo é um grupo criado no início de 2011 por Andréia Paris, Luanda Wilk, Vívian Coronato e Patrícia Leandra, que se encontraram com o intuito de criar um espetáculo que abordasse a temática do feminino. Durante o processo de construção do primeiro espetáculo, o quarteto transformou-se em uma dupla, as atrizes com Andréia Paris e Vívian Coronato, que atuam no espetáculo.

    Fonte: http://www.ceart.udesc.br/eventos/academicas-da-udesc-apresentam-peca-de-teatro-que-fala-sobre-as-mulheres/

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.