As abelhas, claramente em declínio, polinizam uma série de alimentos que nós simplesmente adoramos. O problema pode não merecer a atenção e preocupação da maior parte dos consumidores, distantes do real significado da extinção das abelhas no mundo. Foi por isso que a Whole Foods, no Texas, decidiu tornar a questão mais visual.
A cadeia de supermercados orgânica tirou fotografias dos alimentos que teríamos à nossa disposição com e sem a interferência dos insectos polinizadores. Elas ilustram bem a quantidade e diversidade de produtos que teremos ao nosso alcance caso todas as abelhas desapareçam.
A acção pretende aumentar a conscientização de como os insectos são cruciais no nosso sistema alimentar. A Whole Foods removeu temporariamente todos os produtos que provêm de plantas dependentes de polinização – 237 de 453 artigos, 52% da porção normal do departamento.
De acordo com a Whole Foods, uma em cada três dentadas de comida provém de plantas polinizadas por abelhas e outros insectos. As principais quedas nas populações de abelhas ameaçam a disponibilidade de muitos produtos frescos a que os consumidores estão habituados.
Veja as respectivas fotos do agora, com abelhas (em cima) e depois (em baixo).
Foto: Sob licença Creative Commons
Fonte: GreenSavers.