Semana de homenagem ao Che conclui na Argentina

OLYMPUS DIGITAL CAMERAAo ritmo do rock alternativo da banda argentina Cielo Razzo e da fusão da cantora cubana Yusa foi encerrada em Rosário a diversa e rica jornada de comemoração dos 85 anos do natalício de Ernesto Che Guevara.

Por um momento pensou-se que o frio poderia inibir a participação do público no concerto a duas mãos, mas os participantes, em particular grande quantidade de jovens rosarinos, lotaram o Parque Nacional da Bandeira, onde foi montado o palco ontem à noite para as celebrações.

Sob o nome 85Che, o programa comemorativo incluiu desde conferências, oficinas e apresentações até a exibição de documentárias, recitais e concertos musicais de outros intérpretes argentinos e cubanos.

Iniciada na terça-feira passada sob a organização principal do Centro de Estudos Latino-americanos Ernesto Che Guevara, a jornada contou também com a realização de debates nos quais foram abordadas problemáticas como a educação emancipadora, a sustentabilidade e o desenvolvimento ambiental e a atual conjuntura dos países da região.

O ponto alto das celebrações foi a presença na noite de sexta-feira do assessor presidencial cubano Abel Prieto, que palestrou sobre o Che e a Revolução no Século XXI, no prestigioso Espaço Cultural Universitário de Rosário.

Com sólidos argumentos, Prieto constatou a vigência do pensamento do Guerrilheiro Heroico nos atuais processos populares e emancipadores pelos quais passam vários países latino-americanos.

Sua presença e palestras em Rosário, bem como La Plata, Buenos Aires, Córdoba e Alta Gracia, foram organizadas pelo Centro de Estudo e Formação Marxista do Partido Comunista da Argentina.

Entre outros que também formaram as mesas debate e conferências durante os cinco intensos dias da jornada estiveram o sociólogo e ambientalista mexicano Enrique Leff, o docente Carlos Galano, o escritor e poeta cubano Víctor Casaus e a ex-ministra da Saúde da Bolívia Nila Heredia.

Em uma breve declaração expressada à Prensa Latina, o deputado Juan Carlos Bettanin afirmou que as atividades, e sobretudo seu conteúdo, demonstram quão vivos estão hoje o pensamento e as ideias do Che.

Foi exibido o documentário A impressão do Doutor Ernesto Guevara, dirigido por Jorge Denti, que em breve será estreado no México, e os cantores Axel Milanés, Paula Ferre e o Dúo Eliseo apresentaram o recital Si el poeta eres tú.

Ismael Torres e Cecilia Monte animaram um segundo recital, Palavras novas para o Che, e a popular emissora Sem Anestesia promover o Concerto em Che Maior.

Fonte: Prensa Latina

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.